MENU

BUSCA

Aposentado Alberto Marques reclama de alagamento na passagem Adriano

Na passagem Adriano no bairro do Guamá em Belém, moradores convivem com uma rua alagada diariamente. O aposentado Alberto Marques, de 81 anos, diz que sua casa fica debaixo d'água em dias chuvosos

Mariana Azevedo com a colaboração de Wellyda Farias

Na passagem Adriano no bairro do Guamá, em Belém, moradores convivem com uma rua alagada diariamente. O aposentado Alberto Marques, de 81 anos, diz que sua casa fica debaixo d'água em dias chuvosos.

A rua não possui asfalto e há uma grande quantidade de mato sem manutenção. Buracos e muita lama, também são uma realidade que os moradores convivem na passagem Adriano. "Está fazendo quase 5 anos que estamos com esse problema aqui. Se der uma chuva forte, a minha casa vai pro fundo", lamenta o aposentado.

VEJA MAIS 

Costureira Eunice Ribeiro reclama de alagamento constante na Batista Campos
Na rua dos Pariquis, no bairro da Batista Campos, em Belém, moradores sofrem há dois meses com alagamentos constantes. A costureira Eunice Ribeiro, trabalha em casa e reclama dos transtornos causados pela situação diariamente

Taxista Carlos Guedes reclama de alagamentos constantes na avenida Duque de Caxias, no Marco
De acordo com o motorista, basta chover um pouco que o trecho já é tomado pelo pela água.

Dona de casa Francilene Santos reclama de alagamento em rua no bairro da Cabanagem
A dona de casa Francilene Santos afirma que os alagamentos na passagem Dom Pedro, em Belém, são constantes. A denunciante reclama também da falta de saneamento básico e dos buracos na via.

Alberto mora há mais de 40 anos na via, e diz que nunca viu a rua ser asfaltada. Os alagamentos ocorrem principalmente em dias chuvosos. O morador reclama do desconforto que é viver na situação. "Essa noite eu dormi em cima de água. No outro dia consegui escorrer uma parte, mas até agora tem água na minha casa", diz.

Para o morador há um motivo bastante evidente para que os alagamentos não cessem. "Tem tubo quebrado aí, é por isso que essa água não escoa", afirma.

Alberto sofre com alguns problemas de saúde, assim como outros moradores da via. Nessas dificuldades é que ele sente ainda mais os transtornos causados pelos problemas que existem na passagem Adriano. "Eu tenho problema na visão, só enxergo de um lado, e só 25%. Passou de 17h30, eu não saio mais de casa", conta.

Além de todos esses problemas, animais como ratos aparecem constantemente no local, e moradores têm medo de contrair doenças como a leptospirose. "Tem muito rato, centopeia, mosquito. É horrível viver em uma rua assim, mas a gente tem que viver aqui mesmo, né", lamenta.

O aposentado tem que tirar recursos do próprio bolso para tentar resolver o problema, já que muitas vezes a água suja das chuvas invade sua casa. "Quando chove aqui, a água bate bem na minha canela. Vou ter que pagar alguém pra quebrar a minha calçada e colocar um aterro, para ver se ameniza esse alagamento", fala.

A redação integrada de O Liberal procurou a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não houve retorno

O projeto Você Repórter é uma iniciativa do Grupo Liberal, que busca reforçar a proximidade com os leitores e internautas, incentivando ainda mais o jornalismo colaborativo. Para participar das reportagens e conteúdos, compartilhando histórias, denúncias e sugestões de matérias com a redação de O Liberal, acesse www.oliberal.com/voce-reporter. Você também pode se conectar usando o QR Code ao lado ou pelo WhatsApp (91) 98565-7449. A equipe de reportagem irá checar as informações e publicar o conteúdo em todas as nossas plataformas