MENU

BUSCA

Você sabe o que é ‘panacota’? Conheça o doce que viralizou nas redes sociais

Famosa em vídeos do Tiktok e Instagram no formato de bichinhos, a ‘panacota’ tem origem italiana e pode ser uma opção para quem busca um doce cremoso

Júlia Marques

Se você está por dentro dos assuntos que viralizaram nos últimos meses nas redes sociais, é bem provável que tenha visto vídeos com pessoas mostrando ou comendo um doce que lembra a textura do pudim e tem formato de bichinho e se perguntado o que é ele. 

Por isso, nós do OLiberal.com viemos explicar o que é a ‘Panacota’, a sobremesa que tem ganhado fama na internet e o paladar de crianças e adultos brasileiros. Confira:

VEJA MAIS

Aprenda a fazer a famosa 'Panacota de Bichinho"
Na edição de hoje (21/03) do Mais Você, Ana Maria Braga ensina a fazer a receita que virou fenômeno na internet

Aprenda a fazer a receita da Ana Maria Braga de biscoito de champanhe caseiro
Apresentadora ensina como fazer um deliciosa biscoito com poucos ingredientes

Pavê de pêssego com coco ralado: veja a receita completa dessa sobremesa incrível
Simples e fácil, o pavê de pêssego é uma sobremesa feita com pêssego em calda e tem camadas de biscoito de maisena e um creme feito com leite condensado, leite e amido de milho

O que é ‘Panacota’?

A Panacota, cuja origem é “Panna Cotta”, é um doce gelado que teve origem na região de Piemonte, na Itália. Ela combina um sabor delicado e suave com uma textura cremosa, que lembra a do pudim e do manjar.

Tradicionalmente a sobremesa é servida acompanhada por alguma calda, como a de frutas vermelhas, chocolate e até de vinho, que dão um “ar de frescor” para o doce. Essa combinação proporciona um contraste de textura e sabor que agrada e surpreende o público de várias idades.  

Já o formato do doce em formato de ‘bichinhos’, como de coelhos, capivaras e gatos, teve origem no Brasil. A versão divertida da sobremesa é uma criação da confeiteira Stefanie Aichelburg Comber, da Confetaria da Nie, que fica em São Paulo.

(Júlia Marques, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web de oliberal.com)