MENU

BUSCA

Startup desenvolve estação de recarga sustentável para carros elétricos em Belém

Solução criada com fibras amazônicas atende tanto usuários comuns quanto empresas interessadas em ampliar infraestrutura de mobilidade elétrica

O Liberal

Uma estação de recarga para carros elétricos feita com materiais da Amazônia e alimentada por energia solar está sendo desenvolvida em Belém. A iniciativa é da startup paraense S&L Energia, que atua no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). O projeto aposta em sustentabilidade como diferencial para ampliar a infraestrutura de mobilidade elétrica no estado.

A estrutura da estação é fabricada com biocompósito, uma mistura de resina vegetal e fibras naturais, como a juta, em substituição a plásticos e metais. O material é leve, resistente e impermeável, além de apresentar menor impacto ambiental na produção e descarte.

Segundo Sandro Leite, diretor comercial da startup, a ideia surgiu da necessidade de criar soluções adaptadas à realidade da Amazônia. “Queremos criar um ciclo verdadeiramente sustentável, desde a geração da energia até o material usado na construção”, afirma.

Carregadores de até 22 kW e foco em empresas

A estação oferece carregadores com potências de 7 kW, 11 kW e 22 kW. Com o modelo mais potente, é possível carregar uma bateria de 30 kWh em cerca de 1h20. A solução atende tanto o consumidor individual quanto empresas que queiram agregar valor aos seus serviços.

VEJA MAIS

Carro elétrico: veja a diferença de custo na comparação com um veículo movido a gasolina
Com a disparada no preço dos combustíveis, veículos elétricos podem ser uma saída. Mas veja como calcular o consumo desses carros

Carros elétricos viram opção para motoristas de aplicativos em Belém
Custo-benefício na manutenção e diminuição de gastos estão entre os principais motivos para a troca

Maurício Silva, diretor técnico da empresa, reforça o potencial de uso em espaços comerciais. “A maior dúvida de quem compra um carro elétrico é onde carregar. Supermercados, estacionamentos e centros comerciais podem se beneficiar ao oferecer o serviço como diferencial competitivo.”

Inovação com base na floresta amazônica

O desenvolvimento do biocompósito é fruto de pesquisas conduzidas pelo engenheiro de materiais Márcio Leite, diretor operacional da S&L Energia. A técnica de compactação garante ao produto as propriedades físicas necessárias para uso urbano, como durabilidade e resistência às intempéries.

Para João Weyl, diretor-presidente da Fundação Guamá, a iniciativa mostra como é possível alinhar inovação tecnológica à valorização de recursos regionais. “O uso de fibras naturais como a juta é um diferencial competitivo. Representa o tipo de inovação que queremos incentivar na região”, afirma.

Startup recebe apoio do programa Centelha

Em 2023, a S&L Energia foi uma das startups selecionadas pelo programa Centelha II, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e executado no Pará pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O incentivo inclui capacitação, suporte técnico e financiamento.

“Temos um potencial humano gigantesco e condições de produzir tecnologia com base nas nossas riquezas naturais”, destaca Sandro Leite.

PCT Guamá concentra empresas e laboratórios

Criado pelo Governo do Pará em parceria com UFPA e Ufra, o PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico da Região Norte. Localizado às margens do rio Guamá, o espaço abriga mais de 30 empresas residentes, 12 laboratórios e uma escola técnica. O parque também integra redes nacionais e internacionais de inovação, como a Anprotec e a Iasp.

Com 72 hectares, o parque combina infraestrutura tecnológica com área de proteção ambiental, formando um dos principais ecossistemas de inovação da Amazônia.