Nova variante da Ômicron é descoberta no Amazonas; veja o que se sabe sobre a ‘BE.9’

A nova mutação pode ser responsável pelo recente aumento no número de casos de covid-19 no estado. Especialistas alertam sobre o possível crescimento do coronavírus em outros estados.

Maiza Santos
fonte

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que foi identificado o surgimento de uma nova variante da Ômicron no Amazonas: a ‘BE.9’. De acordo com os cientistas, a mutação é uma sublinhagem da cepa BA.5, já conhecida pelos especialistas. O aparecimento dessa nova variante está sendo apontado como o responsável pelo recente aumento no número de casos de covid-19 no estado.

VEJA MAIS

image Covid-19: variante BQ.1 é mais transmissível e letal para público de risco, diz pesquisador
Em meio a aumento de positivados, Ministério da Saúde volta a recomendar o uso de máscaras

image Covid-19: Pará tem mais de 4 milhões de pessoas que não tomaram a terceira dose
No Brasil, são mais de 69 milhões de brasileiros que ainda não voltaram aos postos para receber a primeira dose de reforço da vacina contra a doença

image Homem que passou mais de um ano com covid-19 é curado por DNA; entenda
O paciente apresentava um caso de coronavírus crônico e passou mais de 400 dias infectado com a doença

O anúncio da descoberta da BE.9 ocorreu no sábado (12) pela equipe da Fiocruz. Segundo especialistas, o estado do Amazonas passou a ser um dos territórios mais monitorados com relação às mutações da covid-19. “O que ocorre no estado tende a se repetir em outras regiões e pode estar acontecendo novamente”, afirma o cientista Tiago Gräf, da Rede Genômica.

De acordo com Gräf, que analisou os resultados encontrados pela equipe do virologista Felipe Naveca, da Fiocruz Amazônia, os casos de covid-19 no Amazonas estavam em ascensão desde metade de outubro e subiram exorbitantemente de um mês para outro. A média móvel passou de cerca de 230 casos por semana para 1.000.

image RS e RJ confirmam primeiros casos da subvariante da ômicron BQ.1
A variante já havia sido encontrada no Amazonas em 20 de outubro

image Nova onda de covid-19? Prefeitura de Belém emite nota de alerta para possível aumento de casos
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Sesma cita efeito das festas recentes e pede atenção a cuidados contra a propagação do coronavírus

Identificação da nova variante 

Os cientistas identificaram o BE.9 após investigarem o que poderia estar causando o ressurgimento da covid-19 no estado. Para isso, a equipe de Naveca sequenciou mais de 200 genomas do vírus SARS-CoV-2 de setembro a outubro, então detectaram a nova variante.

Felipe Naveca afirma que um dos fatores que facilita a detecção de novas variantes é que o Amazonas tem a maior cobertura (monitoramento) de sequenciamento do Sars-CoV-2 do Brasil, em função do número de casos confirmados.

“Como fazemos a vigilância em um percentual grande de casos, trabalhando em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do estado e o Lacen/AM, conseguimos fazer essas identificações de maneira precoce e explicar como se deu o surgimento das variantes”, diz o virologista.

image Especialista aponta aumento nos casos de sintomas gripais em Belém
A alta seria pelos recentes eventos que ocorreram no mês de outubro; além disso, a população tem tido dificuldade em encontrar testes gratuitos na capital

image Disfagia: covid-19 envidenciou problemas relacionados ao trato digestivo em pacientes idosos
A condição afeta de 70% a 90% da população acima dos 60 anos; prevenção é a melhor opção para diminuir a flacidez muscular 

Sobre a BE.9 

A nova variante BE.9 é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, ou seja, é uma Ômicron da linhagem BA.5. Devido às mutações encontradas na BA.5.3.1 do Amazonas, essa sublinhagem ganhou uma designação própria e foi chamada oficialmente de BE.9.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão da editora web de OLiberal.com, Ana Carolina Matos)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Saúde
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!