MENU

BUSCA

Mulheres com menstruação irregular têm mais problemas de pele? Estudo global revela a resposta

Pesquisa com 17 mil mulheres de 20 países mostra ligação entre ciclo menstrual e acne, manchas, sensibilidade e ressecamento da pele

Hannah Franco

Você já percebeu que a pele muda ao longo do mês? Isso não é coincidência. De acordo com um estudo publicado no British Journal of Dermatology, as oscilações hormonais causadas pelo ciclo menstrual têm um impacto direto na saúde e na aparência da pele.

Mulheres com ciclos menstruais irregulares apresentaram mais queixas e diagnósticos de problemas dermatológicos do que aquelas com menstruação regular.

VEJA MAIS

Confira 7 alimentos que devem ser evitados durante a menstruação para aliviar desconfortos
Nenhum alimento é totalmente proibido durante o período menstrual, mas evitar alguns itens pode ajudar a reduzir cólicas, inchaço e oscilações de humor; saiba quais

Como fazer a menstruação descer? Veja 8 dicas eficazes baseadas em evidência científica
Algumas formas simples e eficazes são: utilizar remédios anticoncepcionais, evitar exercícios físicos pesados e fazer alterações na dieta, especialmente em casos de baixo peso ou sobrepeso

A pesquisa foi feita por cientistas da Alemanha e da França e analisou 17 mil mulheres de 20 países, com idades entre 18 e 55 anos. Elas responderam a um extenso questionário online com dados sobre:

  • Frequência da menstruação no último ano
  • Regularidade do ciclo
  • Tipo de pele
  • Presença de 12 condições dermatológicas, como acne, manchas, sensibilidade, rugas e poros dilatados

A conclusão foi que ciclos menstruais irregulares estão diretamente associados a uma pele mais sensível, oleosa ou ressecada, com mais acne e manchas.

Como os hormônios afetam a pele?

Os hormônios femininos, especialmente os estrogênios, influenciam a produção de sebo, a oleosidade natural da pele. Quando há desequilíbrio hormonal — como acontece em quem tem menstruação irregular — essa produção pode sair do controle.

“Reforça o que já observamos na prática: as fases do ciclo menstrual alteram o comportamento da pele”, afirma o ginecologista Sérgio Podgaec, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Acne e melasma estão ligados ao ciclo irregular?

Sim. Mulheres com menstruação irregular relataram mais casos de acne hormonal, com surgimento de espinhas profundas, principalmente na região do queixo e mandíbula.

O estudo também mostrou maior ocorrência de melasma, aquelas manchas escuras que aparecem no rosto. Isso ocorre porque desequilíbrios hormonais aumentam a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele.

Sensibilidade e ressecamento da pele também foram muito relatados por mulheres com ciclo desregulado. Entre os principais problemas percebidos estão:

  • Pele seca, com descamação e até rachaduras
  • Sensação de ardência ou queimação
  • Maior sensibilidade ao toque ou a produtos de beleza

O que o estudo não investigou?

Embora bastante completo, o estudo não abordou especificamente mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) — uma das principais causas de menstruação irregular. A ginecologista Carolina Giacometti lembra que a SOP também está relacionada a:

  • Acne intensa
  • Oleosidade excessiva
  • Queda de cabelo (alopecia)

Para quem tem menstruação irregular, vale a pena observar como sua pele se comporta ao longo do mês e adaptar a rotina de cuidados de acordo com cada fase do ciclo. Além disso, é fundamental procurar um ginecologista e um dermatologista para investigar possíveis causas hormonais.