MENU

BUSCA

Cochilo depois do almoço faz mal? Conheça os benefícios e malefícios dessa prática para a saúde

Muitas pessoas não sabem, mas existe um tempo de duração ideal para os cochilos de tarde. Confira!

Victoria Rodrigues

Sabe aquele cochilo que você tem vontade de se render nas tardes em que toma uma tigela de açaí durante o almoço? Além de ser uma necessidade física que o seu corpo costuma cobrar com o cansaço, essa prática, se for adotada de forma correta, pode gerar diversos benefícios para a saúde. Entre esses benefícios, estão: a recuperação da energia, o aumento da produtividade e o avanço da memória.

Afinal, qual o tempo de duração ideal para o cochilo?

Os cochilos curtos ao longo do dia são considerados um recurso eficaz para manter o desempenho das tarefas diárias e compensar, muitas vezes, a falta de descanso noturno. Mas é importante que não se extrapole na duração dos cochilos; o ideal é que ele varie de 20 a 30 minutos, o que caracteriza um intervalo que promoverá um despertar mais disposto e sem confusão de horários ao acordar novamente.

“Assim como as pausas ativas se tornaram a norma, os cochilos curtos representam o próximo passo para reduzir o estresse e facilitar a tomada de decisões. Algumas empresas na Colômbia começaram a oferecer áreas de descanso como um sinal claro de que o bem-estar dos funcionários é um investimento em eficiência”, explicou o especialista em sono Bobby Richardson, em entrevista ao jornal O Globo.

VEJA MAIS

França: controlador de tráfego aéreo cochila e obriga avião a dar voltas no ar antes de pousar

Câmeras registram tentativa de roubo inusitada enquanto funcionária tirava cochilo
O caso registrado pelo circuito repercutiu nas redes sociais

Homem espanca esposa e enteada após ser acordado de cochilo
O homem, aparentemente embriagado, teria ficado enfurecido após ser acordado, sem querer, pela esposa

Quais são os benefícios do cochilo à tarde?

Em entrevista ao portal Drauzio Varella, a médica do sono Maíra Rocha explicou também que dormir em um curto período de tempo pode aumentar no corpo a disposição, a energia, a atenção, a criatividade e a memória. “É como se elas fossem poeirinhas. A soneca durante o dia promove uma mini limpeza, uma faxina no cérebro. Ela vai aspirar a poeira que se acumulou até aquele momento”, revelou a dra. Maíra Rocha.

Veja algumas dicas para tirar o cochilo de forma correta:

  • Primeiro, dormir de 20 a 30 minutos;
  • Realizar o cochilo antes das 15h;
  • Escolher um lugar tranquilo, com pouca luz e clima agradável;
  • Não extrapolar na minutagem, porque o malefício do cochilo duradouro durante a tarde é não conseguir dormir direito à noite.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editor web em Oliberal.com)