CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Rainha das Rainhas 2023: Tecnologia por trás do concurso garante qualidade nas transmissões

Concurso voltará ao Hangar Centro de Convenções após dois anos de interrupção

Vito Gemaque
fonte

A transmissão do concurso Rainha das Rainhas 2023 para o mundo envolverá centenas de profissionais do Grupo Liberal. O desfile do dia 11 de fevereiro, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, será exibido para o mundo inteiro pela internet pelos portais G1/Pará e O Liberal.com e ao Estado do Pará pela TV Liberal.

A expectativa deste ano é chegar a milhões de pessoas pelo mundo, já que há dois anos o concurso não é realizado devido a pandemia do novo coronavírus. O Grupo Liberal contará com dezenas de profissionais na área da tecnologia para os telespectadores não perderem nenhum detalhe do maior concurso de fantasia e beleza do Norte e Nordeste do Brasil.

VEJA MAIS

image Grupo Liberal lança a edição 2023 do concurso Rainha das Rainhas
Quatorze clubes irão participar da 75ª edição do concurso.

image Cassazum apresenta candidata ao Rainha das Rainhas 2023; conheça Mayara Samile
Em um coquetel servido a convidados, sociedade paraense pode conhecer na noite desta quinta-feira (19) a jovem que irá representar o clube no RR 2023

image Rainha das Rainhas 2023: Adriana Santos representa o Clube do Remo
A microempreendedora e estudante de Direito Adriana Santos já participou de outros concursos e para ela o Rainha das Rainhas é o sonho do avô

image Rainha das Rainhas 2023: Clube dos Advogados apresenta Sabrina Niekelle; conheça a rainha
Quando criança, a estudante e atual "Miss Cidade das Mangueiras" costumava dar notas às candidatas do concurso

A equipe da TV Liberal contará com aproximadamente 50 pessoas na equipe técnica durante a transmissão do evento. Neste ano, a novidade será a transmissão com Libras e audiodescrição para as pessoas com deficiências (PCDs) também poderem entender todos os detalhes do concurso. O supervisor de operações da TV Liberal, Alexandre Albrecht, diz que a equipe já está organizada para o dia da transmissão. “Cada um já sabe do seu papel, já fizemos várias reuniões para cada um saber o que fará no dia”, destaca.

A estrutura para o Hangar – Centro de Convenções da Amazônia será grande para o evento. Segundo Albrecht, ao longo dos anos a estrutura para as transmissões do Rainha das Rainhas foi ampliada. “No Hangar nós temos telão, temos grua, e muitas equipes. Nos outros lugares não usávamos grua, porque eram espaços pequenos. As câmeras são ligadas com cabos de fibra ótica também, antigamente eram cabos de vídeo. Isso dá mais segurança na imagem, e o risco de ter uma imagem ruim é menor, ela melhora bem nossa qualidade”, diz Albrecht.

Transmissões simultâneas

Na 75ª edição do Rainha das Rainhas do Carnaval, a TV Liberal contará com duas transmissões simultâneas, uma transmissão exclusiva para a televisão aberta e a outra transmissão para o portal G1 Pará. Em ambas as transmissões, haverá apresentadores e convidados para opinarem sobre as fantasias das candidatas. A TV Liberal utilizará uma estrutura maior que nos outros anos, com a utilização de três switches de corte de vídeo, nove câmeras, um drone, que fará a captação das imagens aéreas da área externa do Hangar, com chegada do público e algumas imagens internas, captando toda a movimentação.

Albrecht e sua equipe serão responsáveis por garantir a qualidade de imagem e áudio para o público. “O que vai ser diferente neste ano é um estúdio do G1 Pará aqui na emissora com três pessoas narrando o evento. O estúdio da TV ficará dentro do Hangar”, declara. A transmissão contará com três conexões de alta velocidade do Hangar para a sede da TV Liberal onde serão inseridos gráficos, imagens e matérias produzidas para serem exibidas durante o concurso. Caso uma conexão caia outra substituirá imediatamente para que a cobertura não seja interrompida.

“A transmissão para o pessoal da TV aberta não será a mesma transmissão para o portal. Será diferenciado. Tudo será voltado para cada público, até os apresentadores da TV aberta e do digital serão equipes diferentes, mas tanto numa quanto noutra terá a interação com os telespectadores”, afirma o Supervisor de Sistemas da TV Liberal, Izac Dias.

O Grupo Liberal contará ainda com a transmissão ao vivo do portal oliberal.com, o mais acessado do Estado do Pará, segundo a plataforma Similarweb. O gerente de Tecnologia da Informação (TI) do portal, Michel Psaros, terá 15 profissionais que estarão na cobertura exclusiva com um foco especial nos bastidores do concurso.

“O portal vai voltar a transmitir o concurso em um estúdio todo de vidro voltado para dentro dos bastidores do Rainhas. Esse foi um diferencial que ocorreu na última edição do Rainhas. Em função de todo mundo querer ver os bastidores é um diferencial que a TV não terá. Nesse pré-Rainha mostramos os camarins, entrevistas com os figurinistas, coreógrafos e as equipes”, revela Psaros.

A equipe de Tecnologia da Informação está preparada para o aumento na demanda do portal. “A gente está esperando uma boa quantidade de acessos no portal em função de não termos há dois anos o concurso. Estamos nos preparando para superar a capacidade de acessos que é bem grande durante o Rainha das Rainhas”, afirma.

A transmissão de oliberal.com também estará adaptada a qualidade da internet do usuário. Os usuários com banda larga terão uma qualidade de imagem full HD e quem acessar por internet móvel terá a transmissão adequada à velocidade da transferência de dados para que não tenha sua transmissão interrompida.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Rainhas
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!