CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vereadores batem boca durante votação na Câmara de Belém

Mauro Freitas (PSDB) acusou o vereador Fernando Carneiro (Psol) de falsificar documentos

Eduardo Laviano
fonte

O vereador Mauro Freitas (PSDB) acusou o vereador Fernando Carneiro (Psol) de falsificar documentos enquanto presidente da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Belém. Freitas, porém, não apresentou provas em relação ao que afirmou.

A acusação ocorreu durante a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias, na qual Carneiro apresentou uma emenda para corrigir os salários dos servidores municipais, sem reajustes desde 2015.

Após a emenda ser aprovada, Mauro Freitas subiu à tribuna e declarou que ele já havia apresentado um projeto similar antes do vereador Fernando Carneiro.

Carneiro então rebateu, dizendo que apresentou a emenda no dia 14 de junho por volta das oito horas da noite.

Clima quente

O clima começou a ficar tenso na Casa e culminou com a acusação de que o documento que apresentava o horário e dia que a emenda foi submetida teria sido falsificado. Segundo Freitas, que é da oposição, Fernando teria esse poder por ser presidente da Comissão de Finanças.

O comentário causou revolta em parte dos vereadores governistas e no bloco independente da Casa. Eles argumentaram que se trata de um desrespeito ao corpo técnico da casa.

“Todos sabem que quem recebe os projetos e emendas são os técnicos legislativos e não o presidente de comissão A ou B. Me solidarizo aos servidores que trabalham muito pelo funcionamento da casa. Sem eles, nossos mandatos não andariam”, afirmou Emerson Sampaio (PP).

Diversos vereadores se manifestaram com o objetivo de corroborar a fala de Sampaio, incluindo o presidente da Câmara Zeca Pirão (MDB).

Carneiro rebate

Na maior parte do tempo, Carneiro evitou se dirigir a Freitas. Após a última fala de Freitas, porém, na qual acusou Carneiro de estar praticando golpes contra os servidores municipais, Carneiro levantou-se da cadeira para rebater as acusações enquanto caminhava em direção a Freitas. “Não posso ficar só escutando calado”, desabafou. Os vereadores Livia Duarte (Psol) e Allan Pombo (PDT) interviram, e reconduziram Carneiro ao lugar dele.

O vereador Mauro Freitas voltou a tribuna após a polêmica e seguiu com críticas ao vereador Fernando Carneiro e a diversos outros parlamentares, mas se retirou do plenário quando a mesa diretora deu a palavra aos vereadores acusados por ele.

A animosidade entre Freitas e Carneiro se iniciou ainda no começo da tarde: durante discurso na tribuna, Mauro Freitas deixou cair a máscara que utiliza por conta das medidas de proteção contra covid-19. Fernando Carneiro o avisou: “a tua máscara caiu”, ao que Mauro respondeu: “é a tua máscara que vai cair, safadão”.

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias segue ocorrendo na Câmara Municipal de Belém, na última sessão parlamentar antes do recesso que inicia em julho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA