Vereador é investigado por xenofobia contra baianos: 'Gente que vive tocando o tambor’; vídeo

Fala do parlamentar se deu quando foram resgatadas mais de 200 pessoas de trabalho análogo á escravidão

O Liberal
fonte

O Ministério Público do Rio Grande do Sul decidiu abrir duas investigações para analisar as declarações do vereador Sandro Fantinel, do Patriota, em que ele aconselha empresários do setor agrícola a não contratarem pessoas da Bahia, chamando os baianos de "gente que vive na praia tocando o tambor" e "acostumado com carnaval e festa". As investigações serão realizadas nas esferas criminal e civil, com o objetivo de avaliar possível violação de direitos humanos e dano coletivo.

De acordo com o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, o caso foi encaminhado à Promotoria de Justiça Criminal de Caxias do Sul e para a Promotoria de Justiça com atribuição em matéria de Direitos Humanos. As declarações "preconceituosas do vereador, uma pessoa pública em exercício de mandato eletivo, proferidas na sede do Parlamento municipal, atingiu não apenas o povo nordestino, haja vista a ampla repercussão do caso em todo o País", afirmou.

VEJA MAIS

image Torcedor é punido com multa de R$ 22 mil e sanção em estádios após ataque racista contra Vini Jr.
Episódio aconteceu no jogo entre Real Madrid e Mallorca e torcedor recebeu punição de Comissão Esportiva da Espanha

image Atacante Roger Guedes faz comentário sobre cabelo de apresentador e web rebate: 'Racismo estrutural'
O camisa 10 do Corinthians concedeu uma entrevista para o podcast Podpah e chamou o cabelo do apresentador Igor Cavalari de "ruim" enquanto comentavam sobre calvície

image Álvaro Morata defende que racistas sejam banidos definitivamente de estádios
Atacante do Atlético de Madrid, pediu que racistas sejam banidos de todos os jogos espanhóis

Polícia Civil vai apurar o caso como possível crime de racismo

A Polícia Civil já abriu inquérito para apurar o caso em tese pelo crime de racismo. O delegado responsável pelo caso oficiou a Câmara de Caxias do Sul na manhã desta quarta-feira (1º), para obter o vídeo que registra as falas de Sandro Fantinel. As gravações foram entregues à Polícia Civil no início da tarde.

Os investigadores vão ouvir pessoas que participaram da sessão da câmara da cidade gaúcha na terça-feira (28), para esclarecer o episódio. O vereador só deve ser ouvido na fase final do inquérito, que tem prazo inicial de 30 dias.

image Racismo no futebol: Remo e Paysandu citam novas punições e aprovam mudanças feitas pela CBF
Clubes podem perder mandos de jogos e pontos, caso atos de racismo sejam realizados em competições realizadas pela CBF

image Esposa do técnico do River Plate acusa escola particular de racismo: 'Jamais vi algo assim'
Evangelina Anderson é casada com o ex-jogador e técnico do River Plate, Martín Demichelis, com quem tem três filhos; a solicitação de uma foto da família como requisito para matrícula das crianças não foi bem vista pela atriz

image CBF vai punir clubes em caso de racismo no futebol brasileiro
Casos de racismo serão punidos com multa, perda de mando de campo e de pontos

A declaração de Fantinel ocorreu durante sessão da câmara da cidade gaúcha, em referência ao resgate de mais de 200 pessoas, muitas da Bahia, que foram submetidas a situação análoga à escravidão em vinícolas de Bento Gonçalves.

Sandro Fantinel aconselhou agricultores e empresas agrícolas a não contratarem mais "aquela gente lá de cima", referindo-se ao estado da Bahia, no nordeste. Ele afirmou que "com os 'baianos', que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando o tambor, era normal que tivesse esse tipo de problema (de trabalho análogo à escravidão)" e completou dizendo: "Deixem aquele povo, que é acostumado com carnaval e festa, para vocês não se incomodarem novamente".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA