Unidade Integrada de Segurança Pública vai beneficiar mais de 70 mil pessoas em Marabá

Nova unidade foi inaugurada pelo governador Helder Barbalho, que também fez a entrega de equipamentos para as forças de segurança dos municípios de Parauapebas, Novo Progresso e região

O Liberal
fonte

A Primeira Unidade Integrada de Segurança Pública (UISP), no núcleo São Félix, entregue nesta quinta-feira (28), deve beneficiar mais de 70 mil pessoas no município de Marabá, sudeste do estado. “Estamos hoje garantindo para que haja um reforço da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, da Polícia Científica, para que com essa presença do sistema de segurança, nós possamos ampliar o combate a criminalidade, a violência, garantir a preservação de vidas e estar mais próximos, com serviços, inclusive de cidadania, que são fundamentais para melhorar o atendimento para a comunidade", declarou o governador Helder Barbalho.

De acordo com o Governo do Estado, o novo prédio é resultado de um acordo de cooperação com a mineradora Vale, e visa garantir a melhor infraestrutura para os agentes de segurança, bem como ações efetivas para a população da região, reforçando todo o setor de segurança pública no sudeste paraense.

A área completa da unidade possui mais de 40 salas, que estão distribuídas em quatro blocos, os quais serão utilizados pelas Polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros Militar e Unidade de Saúde da Polícia Militar. No local, além do atendimento, vão funcionar as operações, inteligência, celas femininas e masculinas, de armamentos, para delegados, comandantes, além das salas de saúde, totalmente equipadas para prestar a atendimento aos Militares e seus dependentes, assim como auxiliará em ações de saúde com a comunidade local. 

"Parabéns a todos que lutaram para que chegasse a essa unidade. Quando eu olhei, achei uma coisa muito importante porque está tudo no mesmo local, as pessoas não precisam ficar de deslocando de um lado para o outro; onde chega tem toda a segurança integrada em um local. Isso facilita muito a vida da comunidade, vai beneficiar a todos com certeza, daqui do grupo São Félix, a Morada Nova, toda essa região está sendo beneficiada", disse a líder comunitária Lia Liberdade.

O secretário de Segurança Publica e Defesa Social, Ualame Machado, informou que o projeto piloto da Segurança Pública possibilitará que as forças de segurança continuem trabalhando de forma integrada nesta região, que fica do outro lado da ponte que dá acesso a Marabá, inclusive garantindo que eles jamais fiquem sem  atendimento, em casos de intercorrências na ponte que dá acesso aos outros bairros e centro de Marabá. “Além disso, os moradores, passam a ter atendimento imediato e ostensividade nas ruas desse núcleo urbano. Essa região não possuía uma estrutura de segurança pública, e agora, o Estado se faz presente aqui".

Equipamentos 

Além da inauguração da unidade, o Governo do Pará repassou mais de 3 milhões em equipamentos para as forças de segurança, como seis Repetidoras de Sistema de Rádio de comunicação Digital; três Drones, 3 Laptops e 3 Sopradores de ar para o Corpo de Bombeiros, os quais vão reforçar a comunicação entre as forças de segurança pública em Marabá, Parauapebas, Novo Progresso, entre outros municípios da região. 

As repetidoras de Sistema de Rádio entregues na agenda fazem parte do projeto "Falando por Todo o Pará", que visa a integração de todas as forcas de segurança em qualquer localidade do estado.

"Agora com a interligação da comunicação, os policiais poderão se falar em qualquer município da região sudeste do estado, inclusive atendendo às agrovilas e comunidades onde essa comunicação não era facilitada. A integração, sem dúvidas, vai reforçar as ações integradas", declarou o titular da Segup.

As seis novas estações de repetição de radiocomunicação digital P25 com sistema irradiante composto de antenas, cabos e conectores, banco de baterias e Gateway que são interligadas ao Master site que fica em Belém, serão instaladas nos municípios de Marabá, Rondon do Pará, Parauapebas, canaã dos carajás e Ourilândia do Norte. Com isso, a cobertura de radiocomunicação será expandida até os municípios de Itupiranga, Nova Ipixuna, Bom Jesus do Tocantins, Abeu Figueiredo, Rondon do Pará, São João do Araguaia, São Domingos do Araguaia, Brejo Grande do Araguaia, Palestina, Eldorado dos  Carajás, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte, Tucumã, São Felix do Xingu e Água Azul do Norte, integrando o "Projeto Falando Por Todo o Pará" 

Participaram do ato oficial o governador do Pará, Helder Barbalho, o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado; o comandante-geral da PM, coronel Dilson Júnior; o delegado-geral, Walter Resende; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Cel Hayman Apolo; o diretor da Polícia Científica, Celso Mascarenhas, o Prefeito Municipal, Tião Miranda, o Diretor governamental da Vale, Luiz Santiago, entre outros representantes da Segurança Pública, autoridades municipais e da mineradora.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA