TSE realiza cerimônia de diplomação de Lula e Alckmin nesta segunda-feira (12)

Solenidade ocorre na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília; presidente eleito chora em discurso

O Liberal

cerimônia de diplomação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), é realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde as 14h30 desta segunda-feira (12), em Brasília. Durante a solenidade, Lula e Alckmin receberam os diplomas assinados pelo presidente da Corte, Alexandre de Moraes, oficializando o resultado das urnas e confirmando que os candidato eleitos estão aptos para o mandato. 

A etapa marca o encerramento do processo eleitoral e habilita os candidatos ao exercício do mandato. Na diplomação, a Justiça Eleitoral confirma que os políticos cumpriram todas as formalidades previstas na legislação. Por isso, o ato é indispensável para que os candidatos eleitos possam tomar posse nos cargos que disputaram nas urnas.

O evento organizado pela Justiça Eleitoral é realizado no plenário do TSE. Cerca de mil pessoas foram convidadas a assistir à solenidade de diplomação. O TSE explicou que elas serão divididas entre o Plenário, os auditórios e o salão nobre da Corte, com telão para exibir a transmissão ao vivo da cerimônia. A diplomação também será transmitida em tempo real pela TV Justiça e no canal do TSE no YouTube.

Dinâmica

Alexandre de Moraes abriu a sessão solene e designou dois ministros do Tribunal para conduzirem Lula e Alckmin ao Plenário. Autoridades do Judiciário, do Executivo e do Legislativo fazem parte da mesa oficial da solenidade.

VEJA MAIS

image Saiba quando é a diplomação e posse de Lula, Helder, deputados e senadores eleitos
No caso do Pará, a cerimônia para entrega dos diplomas dos eleitos foi confirmada para o dia 21 de dezembro

image Diplomação de Lula é antecipada pela Justiça Eleitoral; saiba quando será
A entrega do diploma oficializa o resultado das urnas

image Veja quem são os futuros ministros do Governo; nomes foram anunciados por Lula nesta sexta
Foram confirmados os nomes de Fernando Haddad, Flávio Dino, Rui Costa, José Múcio e Mauro Vieira

No início da cerimônia, houve a execução do Hino Nacional pela Fanfarra do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), os Dragões da Independência, que será regida pelo 2º tenente Cláudio Márcio Araújo da Luz. Em seguida, o presidente do TSE entregou os diplomas ao presidente da República eleito e ao seu vice. Após ser diplomado, Lula profere seu discurso.

Muito emocionado, e chorando em alguns momentos, Lula ressaltou que a democracia é uma construção, não nasce espontaneamente.

Moraes também fará um breve discurso antes de encerrar a sessão solene.

Demais eleitos

Quanto aos demais eleitos nas eleições 2022 – governadores, senadores, deputados federas e estaduais – a data da diplomação é definida pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). No Pará, a cerimônia foi confirmada para o dia 21 de dezembro, uma quarta-feira, a partir das 17 horas, no Hangar Centro de Convenções, em Belém. 

image Itamaraty: Líderes da Alemanha, Espanha e outros países confirmam presença na posse de Lula
Também foi enviado convite ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

Posse

Já a posse, momento em que se inicia o mandato político dos parlamentares eleitos, quando eles, oficialmente, assumem o cargo para o qual foram escolhidos pelos eleitores, será no dia 1º de janeiro de 2023 para governadores, vice-governadores, presidente e vice-presidente. Os eleitos para cargos no legislativo - senadores, deputado federal e estadual - tomam posse em 1º de fevereiro do próximo ano.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA