TSE aciona PF após identificar filiação falsa de Lula ao PL, partido de Bolsonaro

Filiação ocorreu em julho de 2023. Segundo o presidente da Corte, Alexandre de Moraes, há 'claros indícios de falsidade ideológica'

O Liberal
fonte

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, acionou a Polícia Federal (PF) após identificar uma filiação falsa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, principal opositor do petista. Conforme informações divulgadas pelo portal O Globo, para Moraes, há “claros indícios de falsidade ideológica”, uma vez que é “fato notório” que Lula é filiado ao PT. 

VEJA MAIS

image Lula anuncia Ricardo Lewandowski como novo ministro da Justiça e Segurança Pública
Ministro aposentado do STF, Lewandowski deixou a Corte em abril do ano passado

image Bolsonaro corta o cabelo em barbearia improvisada e avisa: em 2026 'acaba tudo'
Ex-presidente critica governo Lula por retomada do Dpvat e do imposto do diesel

A filiação foi registrada em meados de julho de 2023, com a inserção de dados falsos em sistema eleitoral, pelo login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao partido de Bolsonaro, segundo o TSE. O ministro determinou que fossem encaminhadas cópias dos autos ao diretor-geral da Polícia Federal para adoção de todas as providências cabíveis, que deverão ser informadas a este Tribunal.

image Lula proíbe acordo direto do comércio sobre trabalho em feriado; 'sabota a economia' diz Marinho
Ministério do Trabalho revoga ato de Bolsonaro que autorizava acordo entre patrões e empregados para trabalho aos domingos e feriados

image Flávio Bolsonaro apoia decisão de Lula de aplicar GLO em portos e aeroporto do RJ
Filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, Flávio diz que o Executivo Federal atende a um pedido do governador do Rio e que “qualquer ajuda é bem-vinda”

Ana Daniela Leite e Aguiar não se manifestou sobre o assunto. Já o PL encaminhou nota da empresa Idatha, contrata pelo partido para a implantação de sistema de gerenciamento de dados partidários fornecidas pelo Sistema FILIA do TSE. A companhia argumenta que o acesso é realizado através de senha de acesso nacional da agremiação fornecidas pela Corte e o fluxo de qualquer eventual filiação é registrado no sistema, o qual mantém informações e documentos auditáveis, estando todos os lançamentos disponíveis para averiguação das autoridades competentes. "Em resposta a este possível incidente, a empresa pretende verificar e está totalmente à disposição das autoridades para contribuir com o que for necessário”, disse.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA