Reunião em Brasília discutirá plano nacional que inclui defesa das crianças do Marajó

Composto por 16 municípios, o Arquipélago do Marajó há décadas tem sido alvo de denúncias de crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes

O Liberal
fonte

Na próxima terça-feira (12), uma reunião em Brasília abordará a atual situação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes do Governo Federal. Este plano, que engloba ações intersetoriais, incluindo a qualidade da educação e as denúncias de violência contra crianças e adolescentes no Arquipélago do Marajó, no Pará, estará em pauta. 

VEJA MAIS

image Ao lado de Helder, ministros de Lula lançam iniciativas para melhorar qualidade de vida no Marajó
Programa Sanear Amazônia foi lançado nesta segunda-feira (11)

image Ministro das Comunicações diz que Belém fará parte da maior rede de internet por fibra do mundo
Juscelino Filho explica que infovia da capital paraense até Macapá vai conectar cidades da ilha de Marajó com investimento total na Amazônia de R$ 1 bilhão

O conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCMPA), Cezar Colares, participará da reunião representando a Corte de Contas, a convite da Secretaria de Articulação Intersetorial e dos Sistemas de Ensino do Ministério da Educação, juntamente com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Na semana anterior, o TCMPA e o Ministério Público do Estado promoveram uma reunião sobre a realidade da rede de proteção social no Marajó. Entre as propostas do Tribunal de Contas dos Municípios está a articulação de ações conjuntas com o Unicef e organizações governamentais e não governamentais atuantes na região.

O presidente do TCMPA, conselheiro Antonio José Guimarães, expressou o compromisso do órgão em garantir os direitos das crianças e adolescentes no Marajó, evitando que sejam vítimas de crimes e promovendo a comunicação efetiva entre políticas públicas.

“Da mesma forma que estamos atuando há cerca de três anos na área da educação, queremos ajudar a garantir que nossas crianças e nossos adolescentes que vivem no Marajó usufruam dignamente dos seus direitos, não sejam vítimas de crimes e que consigamos ter uma comunicação efetiva entre as políticas públicas de educação, saúde, assistência social e outras e, também, das instituições que trabalham na região, com a otimização de resultados”, disse o presidente do TCMPA.

O conselheiro Cezar Colares destacou três áreas-chave de análise sobre a proteção social no Marajó voltada para a infância e adolescência, incluindo a identificação de casos de abuso e exploração sexual, gravidez na adolescência e seu impacto no abandono escolar.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA