Ao lado de Helder, ministros de Lula lançam iniciativas para melhorar qualidade de vida no Marajó

Programa Sanear Amazônia foi lançado nesta segunda-feira (11)

O Liberal
fonte

Nesta segunda-feira (11), ministros do governo federal lançaram no município de Curralinho, o Programa "Sanear Amazônia", na Ilha do Marajó, para implantar tecnologias sociais de acesso à água no arquipélago. O evento contou com a presença do governador Helder Barbalho, que assinou um termo de cooperação, em apoio à iniciativa da União.

VEJA MAIS

image Ministro das Comunicações diz que Belém fará parte da maior rede de internet por fibra do mundo
Juscelino Filho explica que infovia da capital paraense até Macapá vai conectar cidades da ilha de Marajó com investimento total na Amazônia de R$ 1 bilhão

image Agência-Barco da Caixa chega à Ilha do Marajó em março; confira agenda
Entre os serviços ofertados pela embarcação estão o desbloqueio de cartões e o cadastro de senhas para recebimento de benefícios sociais

image Internautas usam vídeo do Uzbequistão para 'denunciar' exploração sexual infantil no Marajó
O vídeo compartilhado como sendo no Marajó foi, na verdade, gravado no Uzbequistão

Participaram do evento, os ministros de Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida; do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva; da secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Lilian dos Santos Rahal; bem como a diretora socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello.

image O ministro de Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, participou do lançamento do programa (Marcelo Lelis / Agência Pará)

O governador Helder Barbalho lamentou o fato de a Região do Marajó, recente, ter sido vítima de fake news relacionadas à exploração sexual infantil. Ele enfatizou que as políticas públicas são necessárias para dar oportunidades para sociedade marajoara.

Qualidade de vida  

"Hoje temos a oportunidade de assinar um acordo que está dialogando diretamente com a qualidade de vida", disse Helder Barbalho.

O governador acrescentou: "'qualidade de vida requer direitos, requer acesso a bens fundamentais que permitam que as pessoas possam receber aquilo que são absolutamente essenciais à vida. E a água é uma delas. O tratamento de resíduos sólidos, o tratamento de esgoto, o saneamento básico é fundamental para isto", detalhou o chefe do Poder Executivo Estadual paraense.

image O governador do Pará destacou a necessidade do acesso a bens fundamentais para o desenvolvimento da região (Marcelo Lelis / Agência Pará)

Para o governador do Pará, as relações institucionais entre Estado e União são essenciais para haver mudanças quanto as condições de vida da população marajoara.

"Quando os ministros do governo do presidente Lula escolhem o Marajó para lançar este programa junto com o [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] BNDES, já com metas estabelecidas e estruturado, é um avanço para que nós possamos efetivamente ver as intenções se transformando em realidade", afirmou Helder.

Além disso, o governador ressaltou que o povo do Marajó não quer ser usado para a propagação de fake news. "O povo do Marajó não quer ser usado para fake news. O povo do Marajó não quer ser usado para política rasteira, barata, ideológica daqueles que não têm o que dizer, porque nunca fizeram nada pelo Marajó. Nunca ajudaram o Marajó quando podiam ter ajudado", reforçou Helder Barbalho.

O governador afirmou ainda que o Estado avançou de forma pioneira no país na isenção de impostos estaduais para novas operações de indústrias, comércio e investimentos na região do Marajó, objetivando potencializar a economia local, gerar empregos e renda.

image A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, discursou para os moradores de Curralinho (Marcelo Lelis / Agência Pará)

Segundo o governo federal, o evento também marcou o lançamento do edital de Assistência Técnica e Extensão Rural do Programa "Bolsa Verde", uma realização do Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. Os projetos incluem ações de diagnósticos e planejamento, apoio para acesso a políticas da agricultura familiar, elaboração de projetos de estruturação produtiva e de projetos de recuperação ambiental, acompanhamento e orientação técnica.

Além disso, segundo informações da União, nesta etapa serão beneficiados 62 territórios em sete estados do país, sendo quatro da Amazônia: Pará, Amapá, Rondônia e Acre. Ao todo, o edital vai atender 15,4 mil famílias.

Edital Cisternas Amazônia

Na região do Marajó, serão atendidas 5,8 mil famílias. Ainda no município de Curralinho, houve o lançamento do Edital Cisternas Amazônia e a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério de Meio Ambiente, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A iniciativa pretende implantar tecnologias sociais de acesso à água e projetos produtivos sustentáveis adequados às realidades locais. O objetivo do programa é promover a inclusão produtiva e a melhoria das condições de vida de famílias rurais de baixa renda, povos e comunidades tradicionais. Com a ação, serão contempladas 4,6 mil famílias em 16 municípios da região amazônica pertencentes a seis estados: Acre, Amazonas, Amapá, Pará e Rondônia. No Marajó, serão 3,3 mil famílias contempladas.

Os editais fazem parte do acordo de cooperação técnica celebrado em 2023 com o intuito de elaborar Plano de Respostas Socioambientais, de forma cooperada com os ministérios do Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), da Igualdade Racial (MIR) e da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA