CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto de combate às fake news deve ser votado neste semestre

Deputado defende remuneração para conteúdos jornalísticos compartilhados em redes sociais

Fabrício Queiroz

O projeto nº 2630/2020, que institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e trata, entre outros aspectos do combate à disseminação de notícias falsas e às práticas de desinformação, está sendo atualizado e pode entrar na pauta da Câmara dos Deputados a partir de abril. O relator da matéria é o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), que adiantou em entrevista exclusiva ao Grupo Liberal que pretende concluir a nova versão da proposta nas próximas semanas e requerer um pedido de urgência para votação. A expectativa do parlamentar é que ainda no primeiro semestre o PL seja encaminhado para apreciação no Senado Federal.

As atualizações são necessárias em virtude das contribuições de parlamentares e da acolhida de sugestões de pesquisadores, membros da sociedade civil e de outros ouvidos pela Câmara, que acabaram alterando pontos do texto já aprovado no Senado. Uma das novidades a ser incorporada é a previsão de que veículos jornalísticos sejam remunerados pelos conteúdos compartilhados em redes sociais e outras plataformas. Para o deputado, essa seria uma forma de fortalecer o combate à desinformação por meio das informações apuradas com métodos, técnicas e checagem de fontes que somente o jornalismo profissional é capaz de produzir.

LEIA MAIS:

image TSE amplia poder da Corte para barrar conteúdo que considerar fake news
No dia das eleições, plataformas terão uma hora para excluir material considerado inverídico

image Entenda como as fake news ameaçam a democracia
Veiculação de notícias falsas deve ser combatida pela sociedade

Na avaliação do deputado, com isso seria possível tanto de conter a divulgação de fake news quanto fomentar o setor da comunicação, que teria sido prejudicado com o direcionamento massivo de recursos para as mídias online. “Quando há uma concentração de publicidade nas plataformas digitais, você retira recursos do financiamento da mídia tradicional. É necessário que haja uma partilha desse bolo da publicidade entre os meios digitais e os meios tradicionais de comunicação. O jornalismo profissional, que se concentra majoritariamente nos meios tradicionais, se constitui em fonte confiável, em caminho para que se obtenha a informação adequada para possamos produzir vacinas contra a desinformação”, defende Orlando Silva.

Silva diz ainda que o mecanismo seria um reconhecimento do direito de remuneração, mas também implicaria no estabelecimento de uma relação mais equilibrada entre as empresas de comunicação e os provedores de busca ou sites de redes sociais. “O que acontece hoje é que quem arbitra quem recebe, quanto recebe e como recebe são apenas as plataformas digitais. Nós acreditamos que é necessário ter um padrão e que todos que produzam conteúdo original possam receber”, afirma o parlamentar. Dessa forma, a definição de valores por determinado conteúdo seria fruto de acordo entre as partes, sem uma intervenção obrigatória do poder público.

Outra previsão é que o texto do PL 2630 reconheça o direito à imunidade parlamentar também nas plataformas digitais, ampliando o entendimento que a Constituição Federal dá a essa prerrogativa. “O que nós fazemos é estender às redes sociais o que está previsto para a tribuna, para os meios de comunicação ou para uma manifestação na rua”, justifica o deputado, ressaltando que ainda a medida é importante, pois garantiria a liberdade de expressão dos políticos de diferentes correntes ideológicas.

Contudo, o relator do projeto esclarece que o direito não poderia ser utilizado como artifício para a prática de crimes. “A imunidade parlamentar é uma prerrogativa, mas não é um escudo para mentiras, para desinformação ou para discurso de ódio, de modo que quem praticar esse tipo de conduta responderá por ele”, diz.

“A essência se mantém. A ideia é defender a liberdade de expressão, garantir que os usuários da internet possam contestar a moderação de conteúdo que as plataformas fazem para defender suas opiniões; e segundo, garantir a transparência na operação dessas plataformas digitais”, reforça Orlando Silva.

Em abril do ano passado, o deputado federal fez um requerimento para votação do projeto em regime de urgência, porém o pedido acabou rejeitado por não ter alcançado os 257 necessários pela maioria qualificada. O placar terminou com 249 votos favoráveis e 207 contrários. Apesar da derrota inicial, Silva considera que eventos diversos ocorridos ao longo do último ano contribuíram para o debate e devem tornar o texto mais robusto e pertinente.

Algumas mudanças levadas em consideração foram as eleições de 2022 e a experiência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no combate às fake News durante o pleito, a mudança no Governo Federal, o padrão de regulação das plataformas digitais aprovado na União Europeia, além dos ataques contra as sedes dos Três Poderes ocorrido no último dia 8 de janeiro. Diante disso, segundo Orlando Silva, tanto o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-RO), teriam declarado interesse em votar a matéria com urgência.

Para isso, o relator diz que prepara as modificações no texto, agregando recomendações dos Três Poderes. Após isso, a expectativa é que uma nova versão seja submetida às lideranças e às bancadas “em poucas semanas” e um pedido de urgência seja refeito.

Estou convencido que o ambiente político no Congresso Nacional hoje é favorável para que nós possamos apreciar essa matéria e oferecer ao Brasil e mesmo ao mundo uma proposta que garanta liberdade de expressão, transparência das operações de plataformas digitais e um regime de responsabilidade consentâneo com uma internet saudável que é o nosso desafio”, frisa o deputado que completa: “Confio que ainda no primeiro semestre teremos o desfecho desse tema na Câmara dos Deputados”.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA