Programa Jovens Embaixadores, da Embaixada dos EUA, já ofereceu oportunidades para 690 estudantes

"Foi um divisor de águas na minha vida", relata  Mirian Wanzeley,

Sérgio Chêne/ O Liberal
fonte

Três semanas nos Estados Unidos em atividades de intercâmbio. É o que oferece há 20 anos o Programa Jovens Embaixadores a estudantes do ensino médio da rede pública de todo o País, numa iniciativa do Departamento de Estado norte-americano, e que no Brasil é coordenado pela Embaixada e pelos Consulados. Em duas décadas, o JE já selecionou 690 alunos que tiveram a oportunidade de participar não apenas de atividades sobre empreendedorismo social e inovação, mas absorverem conhecimentos sobre a cultura norte-americana e o incremento no aprendizado da Língua Inglesa, um dos requisitos para inscrição.

A seleção iniciou no dia 17 de novembro e prossegue até 9 de fevereiro de 2022. Os selecionados serão conhecidos em abril do próximo ano. Como anualmente ocorre, os selecionados estarão em julho nos EUA, e vão poder testemunhar a programação referente às comemorações pela independência dos Estados Unidos. No processo seletivo 2022, a Embaixada informou da possibilidade de o intercâmbio ocorrer de forma virtual e inovadora, caso retornem as restrições sanitárias.

A adida cultural adjunta da Embaixada dos Estados Unidos, Julia Mckay, em entrevista ao Liberal.com detalhou a programação anunciada, fez um balanço do Jovens Embaixadores,e aproveitou para apresentar outra oportunidade a jovens empreendedores, o Programa Jovens Líderes da América Latina 2023, direcionado a empreendedores com idade entre 22 e 35 anos.

“Durante esses 20 anos, o Programa Jovens Embaixadores já atendeu quase 700 adolescentes. Essa foi a quantidade que já se beneficiou desse intercâmbio. O propósito desse programa é proporcionar um entendimento mútuo, pontes de entendimento, entre os Estados Unidos e o Brasil”, avaliou a representante diplomática.

Mickay falou da importância de se ressaltar o conceito originário do Jovens Embaixadores. Segundo ela, o programa se volta a jovens estudantes que apresentem um perfil de líder, e estejam envolvidos em projetos de inovação no seio das comunidades que representam. “Esse programa é para lideranças, líderes do ensino médio que queiram fazer uma diferença nas comunidades deles”, ressaltou. Nesse contexto, a adida cultural chamou atenção à seriedade e importância que os norte-americanos dão ao voluntariado e ao serviço comunitário, aspectos que integram o pano de fundo ao JE e “ajudam as habilidades deles (jovens) no futuro".

“O Programa Jovens Embaixadores praticamente foi um divisor de águas na minha vida. A oportunidade de poder ver, presencial e conhecer toda aquela cultura e também poder estar imergida naquele ambiente de liderança com todas as atividades que foram programadas, me amadureceu muito e mudou o meu ponto de vista sobre diversas coisas”, relatou Mirian Wanzeley, de 21 anos, sobre a experiência de ter participado da edição de 2019, representando uma unidade escolar da cidade de Benevides, na Região Metropolitana de Belém (RMB).

Muito convicta de onde quer chegar, a hoje aluna do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) reforça o envolvimento nas ações ambientais na comunidade onde mora. “Eu já me identificava com a minha área de atuação, depois que eu voltei do Jovens Embaixadores, eu retornei mais empoderada e muito certa de que eu poderia continuar com as minhas ideias”, assegura Mirian.

Quem tiver interesse nos programas, pode acessar os seguintes endereços dos Jovens Embaixadores: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores; https://www.facebook.com/EmbaixadadosEUA.BR; https://www.instagram.com/embaixadaeua. E para ter mais informações sobre os Jovens Líderes das Américas, basta acessar:
ylai.state.gov/apply

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA