Professora de robótica é condecorada na Alepa nesta quarta

Keila diz que ainda falta investimento para que estudantes tenham acesso a laboratórios e equipamentos de robótica

Elisa Vaz

A professora de robótica educacional Keila Catete, que foi a primeira campeã do Torneio Brasileiro de Robótica na Amazônia, em 2017, será condecorada com a Medalha Isa Cunha, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na manhã desta quarta-feira (8). A medalha homenageia mulheres que acompanham a tecnologia, incentivando a robótica, a indústria, o empreendedorismo e outras áreas.

Com atuação na área de robótica há 10 anos, no ensino de crianças e adolescentes e, mais recentemente, de acadêmicos de matemática da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Keila comemora as conquistas. Mas, ainda hoje, mesmo com as evoluções, é necessário investir na área para que ela possa crescer. Cada equipamento básico custa uma média de R$ 5 a R$ 7 mil, segundo Keila, e muitas escolas não têm laboratórios.

“A evolução da robótica paraense e o reconhecimento dela é internacional. A robótica educacional está aliada à academia, disciplinas, grandes empresas, se não for assim não vai evoluir. O objetivo é que grandes cientistas locais sejam reconhecidos lá fora, tenham oportunidade de mostrar seu trabalho. Até porque um dos objetivos da ONU [Organização das Nações Unidas] é a sustentabilidade, e nada melhor do que o povo daqui para cuidar da nossa natureza”, comenta.

No Dia Internacional da Mulher, nesta terça-feira (8), Keila esteve na sede do jornal O Liberal concedendo entrevistas. “Eu parabenizo a todas as mulheres cientistas, que deixam seus filhos em casa para trabalhar. Eu tenho duas filhas e sei que precisa de horas de trabalho por dia, é doação. Parabéns a essas mulheres donas de casa, ribeirinhas, quilombolas, trabalhando incessantemente. Espero que as mulheres dominem essas novas áreas, que são as profissões do futuro”, aponta a professora.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA