CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Presidente Lula convida Emir do Catar para a COP 30 em Belém

Durante telefonema, Lula também expressou solidariedade após o ataque aéreo realizado por Israel, no dia 9 de setembro, contra uma área residencial em Doha

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nesta quinta-feira, 18 de setembro, para o Emir do Catar, o Xeique Tamim Bin Hamad Al Thani, para expressar solidariedade em face do ataque aéreo realizado por Israel, em 9 de setembro, contra área residencial da capital Doha. Durante a conversa, o petista também convidou o Emir a visitar o país e a participar da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro deste ano.

Segundo informações divulgadas pelo Planalto, Lula iniciou o diálogo expressando preocupação de que o bombardeio do último dia 9 comprometa os esforços conduzidos pelo Catar para a libertação dos reféns e defendeu a efetivação do Estado palestino, em paz e segurança ao lado do Estado de Israel, como solução para o conflito.

O Emir catari agradeceu as manifestações do Brasil em repúdio ao ataque e saudou os resultados da Cúpula de Emergência de Países Árabes e Islâmicos convocada em 15 de setembro, que resultou em declaração de apoio ao Catar.

O presidente Lula, por sua vez, agradeceu o Catar por sediar, em Doha, no dia 3 de novembro próximo, a primeira Reunião de Líderes da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, no contexto da Segunda Cúpula de Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (ONU). 

Convidado pelo presidente brasileiro a visitar o país e a participar da COP 30, o Xeique Tamim Bin Hamad Al Thani ainda não teve sua presença confirmada no evento. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA