Presidente da Câmara assume a Prefeitura de Tucuruí

Weber Galvão ficará no cargo até que ocorra pleito suplementar no município

Fabrício Queiroz
fonte

O vereador Weber da Silva Galvão (MDB), presidente da Câmara Municipal de Tucuruí, assumiu interinamente a prefeitura do município do sudeste paraense. A mudança no Executivo municipal ocorreu após o prefeito Alexandre Siqueira e seu vice Jairo Holanda terem seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA). De acordo com a Corte, Galvão ficará no cargo até que uma nova eleição seja realizada.

LEIA MAIS:

image Cassado, prefeito de Tucuruí publica vídeo se defendendo após decisão
Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) determinou a cassação de seu mandato, bem como do vice-prefeito do município, por crimes eleitorais

image Prefeito e vice-prefeito de Tucuruí têm mandatos cassados pelo TRE por compra de votos
Pela decisão, Alexandre Siqueira deve ficar inelegível por 8 anos. Relator pediu o cumprimento imediato da decisão, mas ainda cabe recurso ao TSE

Ainda não há data para o pleito suplementar, porém a portaria 1006/2022, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece um calendário com uma série de datas a cada mês. As datas indicadas são: 7 de maio, 4 de junho, 2 de julho, 6 de agosto, 3 de setembro, 1º de outubro, 12 de novembro e 3 de dezembro. “As eleições suplementares devem ser realizadas em uma das datas previamente estabelecidas na portaria”, afirma o TRE-PA, que esclarece ainda que será necessário expedir uma resolução para disciplinar o calendário eleitoral específico do município.

Por maioria de votos, Alexandre Siqueira e Jairo Holanda foram afastados dos cargos e condenados à inelegibilidade por oito anos após serem condenados por captação ilícita de sufrágio (compra de votos), abuso de poder econômico e captação ou gasto ilícito de recursos financeiros nas eleições de 2020. A defesa informou ao Grupo Liberal que foi dada entrada em recurso no âmbito do TSE e que aguarda novo julgamento sobre o caso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA