CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Prefeito de Borba, no Amazonas, é preso por manipulação de testemunhas em desvio de recursos

Ele é acusado de desviar verbas destinadas à compra de kits de merenda escolar

O Liberal
fonte

A Polícia Federal efetuou a prisão do prefeito de Borba, no Amazonas, Simão Peixoto Lima, em meio a investigações sobre suspeitas de manipulação de testemunhas em casos de desvio de recursos públicos durante a pandemia. Ele, que foi eleito em 2020 pelo Partido Progressista (PP) e se filiou posteriormente ao MDB em novembro, é acusado de desviar verbas destinadas à compra de kits de merenda escolar.

Os investigadores identificaram indícios de que os kits fornecidos pela prefeitura "não continham ou possuíam uma quantidade muito reduzida de carne de boi, divergindo significativamente do volume contratado. Além disso, constatou-se ausência de charque". Também foram detectados indícios de falsificação nos recibos de entrega e de pagamentos sem documentação comprobatória.

VEJA MAIS

image Flávio Dino deve deixar Justiça nesta semana e torce pela escolha de Cappelli, afirma colunista
Lula já se reuniu com o ex-ministro do STF Ricardo Lewandowski para discutir a sucessão no ministério

image Confira os municípios paraenses em que pode haver reeleição de prefeitos em 2024
Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou que 7 em cada 10 prefeitos paraenses podem tentar reeleição em 2024. Grupo Liberal apurou, na plataforma DivulgaCand do TSE, em quais cidades do Pará isto pode ocorrer.

Com base nas evidências de que o prefeito conduziu uma videoconferência com servidores municipais intimados pela PF para esclarecimentos relacionados à investigação, foi expedido mandado de prisão preventiva e seu afastamento do cargo por 180 dias. Durante o encontro virtual, Peixoto teria oferecido assistência jurídica e fretamento de aeronave, custeados pela prefeitura, o que, segundo a PF, configuraria uma tentativa de influenciar indevidamente as testemunhas.

A PF ressaltou que, embora possa ser interpretada como uma oferta de auxílio, essa ação cria um ambiente propício para que os servidores sintam-se pressionados a ajustar seus depoimentos aos interesses do investigado, comprometendo potencialmente a integridade e a credibilidade das investigações em curso.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA