CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Por que Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão? Entenda a operação da PF

Operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF

Thaline Silva*
fonte

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (18) mandados de busca e apreensão na residência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e na sede do Partido Liberal, em Brasília. A operação, autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), também resultou na aplicação de medidas cautelares contra o ex-mandatário.

Entre as restrições estão o uso obrigatório de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno entre 19h e 7h, além da proibição de acessar redes sociais, manter contato com embaixadores e visitar embaixadas.

De acordo com investigadores da PF, a operação foi motivada por indícios de que Bolsonaro teria financiado uma ação destinada a interferir na soberania nacional e na independência dos Três Poderes. Segundo apuração do jornalista Valdo Cruz, do G1, o ex-presidente teria declarado ter repassado R$ 2 milhões para uma iniciativa liderada pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), nos Estados Unidos, com o objetivo de promover medidas contrárias ao Brasil e a ministros do STF.

VEJA MAIS 

image Veja as medidas cautelares impostas a Jair Bolsonaro pelo STF
A Polícia Federal esteve na casa do ex-presidente, no bairro do Jardim Botânico, onde Bolsonaro recebeu os agentes

image Moraes proíbe Bolsonaro se comunicar com o filho Eduardo Bolsonaro
STF limita comunicação e impõe monitoramento a Bolsonaro após buscas da Polícia Federal.

As autoridades afirmam ainda que a atuação de Bolsonaro teria efeitos concretos a partir do aumento de tarifas comerciais adotado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil. As medidas cautelares também consideraram o risco de fuga, com a possibilidade de Bolsonaro buscar asilo em embaixadas estrangeiras.

“Bolsonaro foi parte central de tudo o que está acontecendo, algo que teve efeito concreto contra o país, numa clara interferência na independência dos Poderes e na soberania do país”, afirmou um dos investigadores envolvidos no caso.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do núcleo de Política e Economia

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA