CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

PGR não vê indícios de pedido de asilo por parte de Bolsonaro na Embaixada da Hungria

Paulo Gonet afirma que ex-presidente não violou nenhuma medida cautelar, como a de não se comunicar com outros investigados

O Liberal
fonte

A Procuradoria-Geral da República (PGR) enviou nesta terça-feira (09/04) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer afirmando não ter encontrado evidências de que o ex-presidente Jair Bolsonaro buscasse asilo político na Embaixada da Hungria em Brasília (DF), onde passou duas noites. O documento, assinado pelo procurador-geral Paulo Gonet e direcionado ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, foi encaminhado na semana passada, mas não recomendou a prisão de Bolsonaro.

Segundo a PGR, a estadia de Bolsonaro na representação diplomática não pareceu ser uma preparação para um pedido de asilo político, pois sua saída ocorreu de forma voluntária. Além disso, argumentou que o ex-presidente não violou nenhuma medida cautelar, como a de não se comunicar com outros investigados.

A ida de Bolsonaro à embaixada húngara ocorreu dias após a Polícia Federal (PF) confiscar seu passaporte, como parte de uma investigação sobre um suposto plano de golpe após as eleições de 2022, revelado pelo The New York Times.

VEJA MAIS

image Bolsonaro confirma que esteve na Embaixada da Hungria: 'Não vou negar'
O ex-presidente esteve na embaixada durante o carnaval, quatro dias antes de ter seu passaporte apreendido em investigação da PF. Mesmo com uma ordem de prisão, ele não poderia ser detido dentro da embaixada sem a autorização de autoridades da Hungria.

image Embaixada da Hungria demite dois funcionários brasileiros após vazamento de vídeo de Bolsonaro
Funcionários foram demitidos como punição pelo vazamento de imagens do circuito interno que mostram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), durante o Carnaval

Enquanto a PF investigava se Bolsonaro buscava asilo político e se isso constituía uma tentativa de fuga, os advogados do ex-presidente justificaram a estadia na embaixada citando sua agenda política ativa, que inclui encontros com líderes estrangeiros conservadores. A posição da PGR contrasta com pedidos de prisão preventiva feitos por parlamentares do PT e PSOL.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA