Paraná Pesquisas: Lula lidera o 1º turno, mas empata tecnicamente com Flávio e Tarcísio no 2º

Nos cenários de segundo turno, Lula mantém vantagem numérica, mas sem se descolar da margem de erro

Estadão Conteúdo
fonte

Pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quinta-feira, 29, indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera os cenários testados de primeiro turno para a Presidência da República, mas empata tecnicamente com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em eventuais disputas de segundo turno. Já o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), seria derrotado pelo petista em confronto direto.

O levantamento ouviu 2.080 eleitores em 160 municípios dos 26 Estados e do Distrito Federal. A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos porcentuais. O estudo está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08254/2026.

No primeiro cenário estimulado de primeiro turno, com Flávio como candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Lula aparece com 39,8% das intenções de voto, ante 33,1% do senador. Na sequência, surgem Ratinho Jr., com 6,5%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 3,7%; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 2,8%; o presidente do Missão, Renan Santos, com 1,5%; e o ex-ministro Aldo Rebelo (DC), com 1,1%. Não souberam ou não responderam somam 4,7%, enquanto brancos e nulos chegam a 6,8%.

Em outro cenário, com Tarcísio como candidato do bolsonarismo, Lula registra 40,7%, contra 27,5% do chefe do Executivo paulista. Caiado marca 6,6%, Zema tem 4,4%, Renan aparece com 2% e Aldo, com 1,4%. Os indecisos somam 6,6%, e brancos e nulos, 10,8%.

Na pesquisa espontânea, o atual presidente lidera com 25,5% das menções. Flávio aparece com 12,1%, seguido pelo ex-presidente Bolsonaro, com 6,3%, apesar de estar preso no Complexo da Papuda e inelegível. Tarcísio tem 1,7%. Não souberam responder totalizam 44,2%, enquanto brancos e nulos representam 6,8%.

Segundo turno

Nos cenários de segundo turno, Lula mantém vantagem numérica, mas sem se descolar da margem de erro. Contra Flávio Bolsonaro, o presidente tem 44,8% das intenções de voto, ante 42,2% do filho "zero um" do ex-presidente. Brancos e nulos somam 8,3%, e 4,7% não souberam responder.

Em eventual disputa com Tarcísio de Freitas, Lula registra 43,9%, contra 42,5% do governador de São Paulo. Brancos e nulos chegam a 9,1%, e os indecisos, a 4,6%.

Ratinho Jr. é o único adversário testado que aparece atrás de Lula além da margem de erro. O governador do Paraná tem 38,9%, enquanto o petista alcança 44,7%. Brancos e nulos somam 11,4%, e 5% não souberam responder.

A pesquisa também mostra que 51% dos entrevistados avaliam que Lula não deveria disputar a reeleição, enquanto 45,3% defendem um quarto mandato do petista. Outros 3,8% não souberam opinar.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA