Paraense compara política ambiental das ONGs com ‘câmara de gás verde’ em CPI

Marcelo Norkey é o primeiro convidado da reunião a depor sobre a realidade da Amazônia

O Liberal
fonte

Após mostrar um vídeo dos ribeirinhos da Estação Ecológica Terra do Meio, o conselheiro ambiental Marcelo Nokey afirmou que a realidade da comunidade é como se fosse uma “câmara de gás verde”. A comparação foi feita durante depoimento dado na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das organizações não governamentais (ONGs) nesta terça-feira (04), que investiga o repasse de verbas públicas e privadas.

“Essas são vítimas dessa política ambiental [das ONGs], ali é como se fosse uma câmara de gás verde. Essas pessoas foram arrebatadas por essa política ambiental, que a gente chama de política ambiental da caixa vazia”, disse Marcelo. O vídeo mostrava várias pessoas da comunidade reunidas e cobrando por escolas de qualidade. 

VEJA MAIS

image Falta a pluralidade amazônica nas discussões, diz conselheiro ambiental do Xingu na CPI das ONGs
Marcelo Norkey, conselheiro ambiental do Xingu e morador do município de Altamira, é o primeiro convidado da oitivia a depor

image CPI das ONGs do Senado marca reunião para esta terça-feira e ouve liderança indígena do Pará
Entre as oitivas aguardadas está a de Marcelo Norkey Duarte Pereira, conselheiro da área de prestação ambiental triunfo do Xingu, no Pará e de uma liderança indígena de Santarém

image 'As Ongs representam um poder paralelo', diz Zequinha Marinho sobre CPI das Ongs  
Em entrevista para O Liberal, o senador indicou quais os próximos passos da comissão de inquérito, que tem mais uma reunião antes do recesso de julho, sobre futuras audiências que serão realizadas em Altamira e Santarám, além de dar sua opinião sobre o trabalho das organizações não-governamentais na Amazônia.

Marcelo explicou que isso significa que o que tem sido desenvolvido na região para conter o desmatamento não tem sentido. “Se manda recurso internacional e esse recurso não chega. Não consegue levar alimento, porque, infelizmente, o que nós da Amazônia vivemos e o satélite não vê, que só vê desmatamento, queimada, mas não vê nossa realidade, é essa realidade. Então, a caixa que foi paga pelos recursos internacionais está vazia. A degradação social, a pobreza e a miséria só vem aumentando”, comentou o conselheiro ambiental.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA