CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Mulheres na política: direito ao voto feminino completa 91 anos

Apesar dos avanços, menos de 20% das cadeiras do Legislativo são ocupadas por mulheres no Pará

O Liberal
fonte

Nesta sexta-feira (24), é celebrada a conquista do voto feminino no Brasil. As mulheres conquistaram o direito de votar no dia 24 de fevereiro de 1932, por meio do Decreto 21.076, do então presidente Getúlio Vargas, que instituiu o Código Eleitoral. Em 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, elas puderam votar e ser votadas pela primeira vez.

O voto feminino foi consolidado ao ser incorporado à Constituição, que entrou em vigor em 1934, representando uma conquista do movimento feminista da época. Mas o direito pleno à participação feminina só foi obtido em 1965, quando o voto das mulheres se tornou obrigatório, sendo equiparado ao dos homens. 

image Conheça a história da primeira mulher a comandar Prefeitura e a Câmara Municipal de Belém
O Grupo Liberal ouviu o irmão e a neta de Alice Antunes, que presidiu a Câmara mesmo sendo que única mulher entre os vereadores da casa

Desde então, outras medidas já foram tomadas para que mais mulheres tenham acesso a este segmento social, como a política de cotas, prevista na lei 9504/1997, que indica a reserva de 30% das candidaturas dos partidos para mulheres. Porém, ainda há partidos que tentam burlar esta regra e muitos casos vão parar na Justiça Eleitoral.

VEJA MAIS

image Alepa aprova a criação de política que define ações em prol das mulheres
Parlamentares também definiram novos patrimônios cultural e material

image Menos de 20% das cadeiras do Legislativo são ocupadas por mulheres no Pará
Alepa perdeu três deputadas, enquanto a Câmara Federal ganhou três, deixando a representatividade do Estado no mesmo número

image MP Eleitoral lança cartilha que mostra como identificar e denunciar a violência política de gênero
Objetivo é conferir efetividade à legislação aprovada no ano passado, que classificou como crime agressões contra mulheres no ambiente político

image Presença de mães na política paraense ainda precisa superar desafios
Espaços de poder ainda precisam se adaptar para receber e compreender melhor as mulheres com filhos

A Lei de Participação Feminina na Política, de número 13.165/2015 e criada em 2015, também determina e garante a promoção e a difusão da participação feminina nessa área. Pela legislação, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em anos eleitorais, deve promover campanhas destinadas a incentivar a participação das mulheres na política, além de esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

A lei ainda dispõe sobre a reserva mínima de 5% do fundo partidário para a criação, manutenção e promoção de campanhas com vistas a despertar o interesse da população feminina para a atuação na vida política do país.

Apesar dos avanços nos últimos, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios para conquistar o mesmo lugar que homens na política. Dos 61 parlamentares eleitos no Pará no ano passado, por exemplo - três no Senado, 17 na Câmara Federal e 41 na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) -, apenas 12 são mulheres, o que representa apenas 19,67% dos eleitos.

A bancada feminina no Legislativo estadual, que era a maior da história da Casa, com 10 deputadas (cerca de 25% do total), caiu para sete representantes mulheres, enquanto, na Câmara dos Deputados, o número de parlamentares do sexo feminino subiu de dois para cinco. No Senado, o Pará segue sendo representado apenas por homens.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA