CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

MPF aciona Justiça para obrigar Defesa a apagar nota que celebra ditadura

Ministério Público Federal entende que apologia ao golpe fere a Constituição

O Liberal
fonte

O Ministério Público Federal (MPF) acionou a Justiça Federal para obrigar o Ministério da Defesa a apagar a nota publicada no site oficial da pasta em “comemoração” aos 58 anos do golpe que inaugurou a ditadura militar no Brasil. E pediu responsabilização dos agentes públicos que fizerem apologia ao golpe neste 31 de março. As informações são da Agência Estado.

Na quarta-feira (30), ex-ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que nesta quinta-feira pediu exoneração do cargo para disputar um cargo eletivo em outubro, provavelmente como vice do presidente Jair Bolsonaro (PL), disse que o golpe militar foi um “marco histórico da evolução política brasileira”. Na mesma manifestação, ele diz que as Forças Armadas agiram para “restabelecer a ordem e para impedir que um regime totalitário fosse implantado no Brasil”.

VEJA MAIS

image Braga Netto diz que Golpe de 64 'fortaleceu democracia'
No texto, o ministro diz ainda que o golpe combateu "os ideais antidemocráticos da intentona comunista"

image Em memorando enviado à ONU, Brasil nega golpe militar de 1964
Documento foi uma resposta às críticas feitas por relator da ONU ao governo brasileiro por conta das comemorações pelo 31 de março

image Confira 18 filmes sobre o 31 de março de 1964 e a ditadura militar
O golpe que vitimou centenas de pessoas no País é lembrado no dia 31 de março

O MPF pediu a remoção imediata da nota, por entender que fere a Constituição, já que defende um regime contra a democracia (no princípio de que o regime democrático não tolera quem não tolera a democracia), e reiterou uma representação, enviada em fevereiro, para proibir a União de fazer novas publicações para celebrar o golpe militar de 1964.

"É patente a reiteração do ato ilícito objeto da presente ação civil pública, demonstrando verdadeiro menoscabo por parte do Governo Federal e seus agentes em relação à Constituição da República, às leis, bem como ao Estado Democrático de Direito", diz um trecho da representação.

Como foi o regime militar no Brasil?

O período da ditadura foi marcado pelo fim das eleições diretas, fechamento do Congresso, censura, tortura e assassinatos praticados pelo Estado brasileiro. O Ministério Público Federal afirma que os agentes públicos que fizerem apologia ao golpe devem ser responsabilizados.

"A homenagem, a celebração e a apologia ao Golpe Militar de 1964, por instituição ou agente públicos, enquanto regime antidemocrático, violador de liberdades e contrário à dignidade humana, vulnera, de forma drástica, os fundamentos da República Federativa do Brasil, ensejando a responsabilização solidária dos que concorreram para a realização do ato ilícito, sejam eles servidores públicos, agentes políticos ou particulares", critica o MPF.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA