CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Em memorando enviado à ONU, Brasil nega golpe militar de 1964

Documento foi uma resposta às críticas feitas por relator da ONU ao governo brasileiro por conta das comemorações pelo 31 de março

Redação Integrada

O Itamaraty enviou ao relator especial da ONU sobre Promoção da Verdade, Justiça, Reparação e Garantias de Não Repetição, Fabian Salvioli, um memorando em que afirma que "não houve golpe em 1964" e que os "militares agiram para conter a ameaça comunista". A correspondência foi encaminhada na última quarta-feira (3), em resposta a críticas feitas por Salvioli sobre a decisão de "comemorar" do golpe militar.

Em comunicado feito no dia 29 de março, o relator especial classificou como "imoral e inadmissível" a decisão de comemorar o 31 de março e defendeu que a medida não passava de uma tentativa do atual governo brasileiro de desvirtuar a história do país e justificar ou relevar graves violações de direitos humanos cometidas ao longo de 21 anos.

"Comemorar o aniversário de um regime que trouxe tamanho sofrimento à população brasileira é imoral e inadmissivel em uma sociedade baseada no Estado de Direito. As autoridades têm a obrigação de garantir que tais crimes horrendos nunca sejam esqquecidos, distorcidos ou deixados impunes", escreveu.

No memorando, o Itamaraty definiu as críticas como "sem fundamento e sugeriu à Fabian Salvioli "que respeite os processos nacionais e os procedimentos internos e suas deliberações. Também argumenta que "os 21 anos de governos militares foram necessários para afastar a crescente ameaça de uma tomada comunista do Brasil e garantir a preservação das instituições nacionais no contexto da guerra fria". O conteúdo do memorando foi confirmado tanto por membros do governo Bolsonaro como por fontes de dentro da ONU.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL