Mobilização em Brasília protesta contra acordo sobre a Amazônia entre Brasil-EUA

Entidades programam atos para as vésperas do encontro de líderes mundiais na Cúpula Climática pelo Dia da Terra, que acontecerá nos dias 22 e 23 de abril

Thiago Vilarins (Da Sucursal Brasília)

Está programada para esta quinta-feira (15), em Brasília, uma grande mobilização para alertar sobre o acordo financeiro entre Estados Unidos e Brasil que busca trazer recursos para a Amazônia. Os organizadores dos eventos alegam que a negociação entre os dois países tem gerado várias dúvidas sobre os reais benefícios que ela poderá trazer para a sociedade brasileira, em razão da pouca transparência, celeridade e a falta de consultas às populações da Amazônia. Segundo eles, a negociação entre as duas partes teria ocorrido a portas fechadas.

Os atos serão realizados às vésperas do encontro de líderes mundiais na Cúpula Climática pelo Dia da Terra, que acontecerá nos dias 22 e 23 deste mês."Diante dessa iniciativa do governo Biden de chamar essa cúpula do clima e, aqui no Brasil, o único convidado é o governo Bolsonaro, que sinaliza em acordos sobre a Amazônia, nós achamos que o método está complemente errado. Nós não podemos aceitar que se discuta qualquer coisa sobre a Amazônia, e é bom que se diga, não somos contra apoio para a Amazônia, pelo contrário, mas que isso seja discutido com os povos da Amazônia, com os governadores e com o Parlamento brasileiro. Isso não está ocorrendo. Então, por isso decidimos chamar a atenção do governo Biden e da comunidade internacional, com este protesto, contra esse acordo de portas fechadas, alertou o deputado federal Airton Faleiro (PT-PA).

O petista é um dos coordenadores do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Amazônia (FNPDA – Brasil) que organiza o evento junto ao coletivo formado várias outras organizações nacionais e internacionais. O primeiro encontro, Emergência Amazônica - Em defesa da Floresta e da Vida, ocorrerá das 10h às 13h e será sediado na Liderança da Minoria da Câmara dos Deputados, sob organização do FNPDA, composto por 33 entidades da Sociedade Civil, Movimentos Sociais, Partidos Políticos e Frentes Parlamentares.

Em seguida, às 14h (horário de Brasília), haverá o Fórum Climático da Amazônia que será transmitido a partir de Washington/DC, e contará com a participação de congressistas americanos e brasileiros. O objetivo do evento é responder à pergunta "Qual deveria ser o plano dos Estados Unidos para apoiar a proteção da Amazônia?", a partir de uma perspectiva de justiça ambiental e direitos coletivos dos povos indígenas amazônicos, afro ou camponeses. Além dos congressistas, participarão do Fórum líderes indígenas, políticos, representantes de igrejas, celebridades, jovens ativistas e cientistas da Amazônia e dos Estados Unidos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA