MENU

BUSCA

Ministro Ricardo Lewandowski anuncia aposentadoria do STF para 11 de abril

O ministro entregou um ofício à presidente do STF, ministra Rosa Weber, solicitando que ela encaminhe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pedido de aposentadoria

Vanessa Pinheiro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, anunciou nesta quinta-feira (30) sua aposentadoria da Corte para o dia 11 de abril. Lewandowski, que está no STF desde 2006, completaria a idade da aposentadoria obrigatória dos integrantes do Supremo (75 anos) em maio.

VEJA MAIS

Lewandowski avisa o presidente Lula sobre antecipação de aposentadoria
Ministro deve formalizar o pedido de aposentadoria até o final desta semana

Lewandowski suspende ações penais abertas com base em acordo com a Odebrecht na Lava Jato
Ações beneficiam alvos emblemáticos arrolado pela extinta força-tarefa

Vídeos mostram ministros do STF sendo hostilizados por brasileiros em visita a Nova York; assista
Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes foram abordados pelos manifestantes

Durante entrevista coletiva nesta quinta-feira (30), o ministro explicou que a antecipação da aposentadoria se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que o aguardam.

"Esta minha antecipação se deve a compromissos acadêmicos e profissionais que me aguardam. Eu agora encerro um ciclo da minha vida e vou iniciar um novo ciclo", afirmou Lewandowski.

O ministro entregou um ofício à presidente do STF, ministra Rosa Weber, solicitando que ela encaminhe ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pedido de aposentadoria.

A vaga de Lewandowski será preenchida por indicação de Lula. "Penso que meu sucessor deverá ser fiel à Constituição, fidelíssimo à Constituição, aos direitos e garantias fundamentais nas suas várias gerações, mas precisa ser, antes de mais nada, corajoso e enfrentar as enormes pressões que um ministro do STF tem que enfrentar no seu cotidiano", declarou.

Política