Ministra critica repercussão sobre fala de Janja e vê misoginia no caso

Lula expressou desconforto com o vazamento das informações e insinuou que a origem pode ter sido alguém da própria comitiva brasileira

Thaline Silva
fonte

Após o vazamento de declarações da primeira-dama Janja Lula da Silva sobre o TikTok durante reunião com o presidente da China, Xi Jinping, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, classificou a repercussão como um episódio de misoginia. A fala ocorreu durante a visita da comitiva brasileira ao país asiático e ganhou destaque na imprensa.

Em publicação nas redes nesta quinta-feira (15), Márcia manifestou solidariedade à primeira-dama e defendeu sua atuação no debate sobre os efeitos das redes sociais. Para ela, houve distorção dos fatos e reação desproporcional inserida num contexto recorrente de ataques a mulheres públicas.

“Minha solidariedade à Janja! Toda esta repercussão é mais um triste episódio de misoginia”, escreveu.

A ministra também afirmou que o Ministério das Mulheres desenvolve estudos sobre como plataformas como TikTok e Instagram impactam mulheres e crianças, e destacou os esforços para promover um ambiente digital mais saudável.

VEJA MAIS 

image AGU dá 24 horas para Meta e TikTok retirarem notícias falsas sobre Janja
De acordo com a AGU, essas publicações têm como objetivo enfraquecer a credibilidade da missão diplomática oficial do governo brasileiro

image Nomeação de líder do alto escalão do PDT não vai reaproximar sigla do governo Lula

Janja e Lula se pronunciam sobre o episódio

Em entrevista à CNN Brasil, Janja disse ver machismo nas críticas e na forma como o episódio foi divulgado. “Vejo a amplificação da misoginia por parte da imprensa, e me entristece que tenha o engajamento de mulheres”, afirmou.

Segundo a primeira-dama, ela apenas explicou os riscos das redes sociais no Brasil, principalmente em relação a públicos vulneráveis.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ter iniciado a discussão com Xi Jinping sobre a regulação de plataformas digitais. “A Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e crianças”, declarou em entrevista a jornalistas em Pequim, na terça-feira (13).

Lula demonstrou incômodo com o vazamento e sugeriu que ele pode ter vindo de membros da própria delegação. “Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que era muito confidencial”, disse.

A regulação das plataformas digitais segue como uma das prioridades do governo brasileiro, que discute com a China a possibilidade de intercâmbio técnico sobre o tema. A empresa ByteDance, controladora do TikTok, esteve entre os pontos tratados. O Ministério das Relações Exteriores ainda não se pronunciou oficialmente.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do núcleo de Política e Economia

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA