AGU dá 24 horas para Meta e TikTok retirarem notícias falsas sobre Janja

De acordo com a AGU, essas publicações têm como objetivo enfraquecer a credibilidade da missão diplomática oficial do governo brasileiro

Thaline Silva
fonte

A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou, nesta quarta-feira (14), as plataformas Meta e TikTok para que removam publicações contendo informações falsas a respeito da viagem da comitiva brasileira à Rússia.

As empresas têm um prazo de 24 horas para cumprir a solicitação. A Meta é responsável pelas redes sociais Facebook, Instagram e Threads. A notificação foi feita a pedido da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom).

image Bolsonaro critica presença de Janja na China: 'vexame atrás de vexame'
Aliados do ex-presidente também criticaram a atuação da primeira-dama

image Irritado com vazamento, Lula diz ter pedido ajuda a Xi Jinping com TikTok
Lula demonstrou irritação ao responder a perguntas de jornalistas sobre o assunto

Entre as informações falsas mencionadas pela AGU está a acusação de que a delegação brasileira teria viajado em uma aeronave de carga da Força Aérea Brasileira (FAB), transportando 200 malas supostamente cheias de dinheiro desviado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Outra fake news aponta que a primeira-dama, Janja da Silva, teria sido presa em um aeroporto russo com dinheiro do INSS, o que, segundo a postagem, teria provocado uma crise diplomática entre Brasil e Rússia.

Segundo a AGU, o intuito dessas publicações é deslegitimar a missão diplomática oficial do Estado brasileiro. O órgão ainda afirmou que esse tipo de conteúdo “pode comprometer a estabilidade institucional e a integridade das políticas públicas sob responsabilidade da União”.

No ofício enviado às plataformas, a AGU também destacou que as empresas podem ser responsabilizadas por omissão caso não retirem as publicações do ar dentro do prazo estipulado.

*Thaline Silva, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do núcleo de Política e Economia

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA