Presidente Lula e presidente da Argentina fortalecem parceria e discutem ações conjuntas de desenvol

Chefes de Estado discutem crise econômica e parcerias comerciais

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (26) o presidente da Argentina, Alberto Fernández, em uma visita de Estado realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o encontro, Lula destacou que Brasil e Argentina têm implementado quase 100 ações para concretizar o projeto conjunto de desenvolvimento entre os dois países. Além disso, o governo brasileiro está trabalhando na criação de uma linha de financiamento abrangente para as exportações brasileiras destinadas à Argentina.

A visita de Fernández ao Brasil ocorre em comemoração aos 200 anos das relações diplomáticas entre os dois países. A Argentina foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil e a estabelecer relações, em 25 de junho de 1823.

Durante o encontro, Lula ressaltou a importância da integração entre os dois países, afirmando que a integração econômica é uma política de Estado e que a parceria entre Brasil e Argentina deve ser cultivada em alto nível. Ele mencionou que a relação entre as duas nações se baseia na troca de bens de alto valor agregado e na integração produtiva, que gera empregos e benefícios mútuos.

BNDES vai financiar gasoduto

Lula expressou sua satisfação com as perspectivas positivas de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as exportações de produtos destinados à construção do Gasoduto Presidente Néstor Kirchner, projeto defendido pela Argentina. Segundo ele, é importante que o Brasil não perca espaço no mercado argentino para outros países e que a criação de uma linha de financiamento das exportações brasileiras para a Argentina trará benefícios tanto para as empresas e trabalhadores brasileiros quanto para os consumidores argentinos.

Durante seu discurso, Lula também mencionou a possibilidade de adotar uma moeda de referência específica para o comércio regional, visando reduzir custos operacionais e a dependência de moedas estrangeiras. Ele destacou a necessidade de avançar nessa direção para ampliar o intercâmbio comercial e facilitar as trocas entre os dois países.

A Argentina é o terceiro principal parceiro comercial do Brasil, e as exportações brasileiras para o país atingiram US$ 15,3 bilhões em 2022. Por sua vez, as importações de produtos argentinos totalizaram US$ 13 bilhões.

Honraria a estrangeiro

Durante a visita, Lula concedeu ao presidente Fernández a condecoração do Grande Colar da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, uma honraria concedida a personalidades estrangeiras. A primeira-dama da Argentina, Fabíola Yañez, também foi condecorada com a Ordem de Rio Branco.

Esta é a quinta vez que os dois líderes se encontram em 2023. Além da posse de Lula em janeiro, eles já realizaram uma visita oficial à Argentina, assinando uma declaração conjunta com vários compromissos. A crise econômica enfrentada pela Argentina, incluindo a desvalorização da moeda, a perda do poder de compra e a inflação elevada, tem sido uma preocupação para o governo brasileiro, que tem buscado ajudar o país vizinho para evitar impactos nas exportações brasileiras.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA