CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Lula indica Flávio Dino para a vaga de ministro do STF

Ele foi escolhido para a vaga aberta com a aposentadoria de Rosa Weber. Presidente também anunciou a indicação de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República

O Liberal
fonte

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, em suas redes sociais, a indicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deve ocupar a vaga aberta com a saída de Rosa Weber, que se aposentou em outubro deste ano. Lula também anunciou o nome do procurador Paulo Gustavo Gonet Branco para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Conforme divulgado nas redes sociais do petista, os nomes foram encaminhados, nesta segunda-feira, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. 

VEJA MAIS

image Lula decide indicar Flávio Dino para a vaga de ministro do STF, diz jornal
Nome deve ser anunciado oficialmente ainda nesta segunda-feira (27)

image Pela 3° vez, ministro Flávio Dino falta à convocação na Câmara; 'ambiente perigoso', disse
Ele enviou um novo ofício ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e mencionou agressões de deputados e um ambiente “ainda mais perigoso” à sua integridade.

O STF é composto por 11 ministros. Com a aposentadoria de Weber, há apenas uma mulher - Cármem Lúcia, de 69 anos - entre os 10 ministros em atividade no Supremo. Caso o nome de Dino passe pelo Congresso, haverá apenas uma representante feminina entre os 11 membros da mais alta Corte judiciária do país. 

image R70: 'A presença da mulher é sempre importante, mas temos que respeitar indicação do presidente'
A fala é do Ministro André Mendonça sobre indicação do sucessor da ministra Rosa Weber no STF

image Lula sobre indicação de mulher para o STF: ‘O critério não será mais esse’
Em entrevista a jornalistas, presidente descartou raça ou gênero como critérios para escolha do nome que ficará no lugar de Rosa Weber

Dino e Gonet devem passar por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que também vota as indicações. Os nomes também precisam ser aprovados pelo plenário do Senado com pelo menos 41 votos "sim".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA