CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Justiça Eleitoral cassa mandato de vereador de Belém por conta de descumprimento nas cotas de gênero

Processos ajuizados contra partidos políticos envolvem fraude na lei que garante 30% de candidaturas femininas durante as eleições municipais de 2020

Eduardo Laviano e Keila Ferreira
fonte

Na manhã desta quinta-feira, o vereador Zeca do Barreiro (Avante), da Câmara Municipal de Belém (CMB), teve o mandato cassado durante julgamento no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), por quatro votos a três.

O motivo foi o não cumprimento da cota obrigatório de candidaturas do sexo feminino pelo partido dele, já que a lei atual determina que 30% dos nomes apresentados aos eleitores nos pleitos sejam de mulheres, com o objetividade de aumentar a representatividade das mulheres no ambiente político.

Na eleição municipal de 2020, na qual Zeca do Barreiro obteve 5.778 votos, o partido dele registrou o candidato a vereador Paulo França como sendo do sexo feminino, o que fez o partido atingir a cota de 30%.

VEJA MAIS

image Saiba quem são os outros cinco vereadores de Belém que podem ter o mandato cassado pelo TRE
Partidos respondem por fraude envolvendo a cota de gênero, situação que levou à cassação do mandato de Zeca do Barreiro

image Juíza relatora se manifesta pela cassação dos registros de candidatura do PTB à Câmara de Belém
Porém, julgamento não foi concluído porque houve pedido de vistas do juiz Diogo Seixas Condurú

Na opinião da maioria dos magistrados houve clareza de que não se tratou de um erro corriqueiro ou banal, e sim de uma ação fraudulenta e, portanto, com dolo, ou seja, intencional.

Os membros do Tribunal observaram ainda que o partido não cumpriu regras eleitorais relacionadas a espaços de TV e mídia para candidatas identificada pelo sexo feminino, o que ficou comprovada pela ausência de registro de despesas de propaganda das mesmas candidaturas. 

"O fato dele [o vereador] ter sido eleito pelo voto popular não absorve o partido, ao qual o candidato é vinculado, de cumprir a regra pré-estabelecida. Porque em nosso sistema [eleitoral], o voto para os cargos do legislativo não pertencem ao candidato, pertencem ao partido", afirmou o juiz Diogo Conduru ao explanar o voto dele no plenário.

image Presidente do TRE sobre cassação de vereador de Belém: 'Passamos uma mensagem aos partidos'
Luzia Nadja ressaltou que os partidos precisam observar as candidaturas de mulheres e dar espaços às lideranças femininas

image Vereador de Belém cassado vai entrar com recurso especial para suspender efeito da decisão
Defesa alega que o partido não agiu de má fé e vai recorrer assim que a decisão for publicada

image Ação que pedia a cassação do mandato do vereador de Belém João Coelho é julgada improcedente
Decisão foi tomada na mesma sessão do TRE que terminou com a cassação do mandato de Zeca do Barreiro

Com a decisão, a candidatura coletiva Bancada Mulheres Amazônidas, do Partido Socialismo e Liberal (Psol) deve ascender a uma cadeira na CMB, na qual quatro representantes devem dividir um único mandato: Gizelle Freitas, Kamilla Sastre, Jane Patrícia e Fafá Guilherme.

A partir da publicação da decisão, a Câmara Municipal de Belém será notificada e o candidato cassado terá até 72h para apresentar recursos suspensivos. Caso seja da vontade da defesa, um novo recurso pode ser apresentado no Tribunal Superior Eleitoral. 

Luzia Nadja Guimarães do Nascimento é a desembargadora que preside o TRE-PA atualmente e avaliou que não restava dúvidas da inveracidade da declaração prestada pelo Avante e de que o partido se beneficiou da irregularidade.

"[Houve] um nítido intuito de forjar o cumprimento da cota mínima. A agremiação tinha conhecimento do fato desde a declaração prestada no Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap). Não se pode presumir o desconhecimento da lei do partido, principalmente se tratando de norma que se encontra vigente há aproximadamente 25 anos, com várias eleições realizadas sobre a sua regência", declarou.

Mandato de João Coelho (PTB) é mantido 

Por cinco votos a dois, também durante a manhã de quinta-feira, o TRE-PA julgou como improcedente uma ação de teor similar que buscava cassar o mandato do vereador João Coelho (PTB), também de Belém.

image Suspeitas de fraudes podem promover mudanças de vereadores na Câmara
Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (AIMEs) apontam irregularidades de partidos em regras eleitorais, como em cota de gênero. Ministério Público deu parecer favorável às impugnações

image Ação que pedia a cassação do mandato do vereador de Belém João Coelho é julgada improcedente
Decisão foi tomada na mesma sessão do TRE que terminou com a cassação do mandato de Zeca do Barreiro

A ação acusava o Partido Trabalhista do Brasil de ter registrado duas candidatas mulheres apenas para atingir a cota de gênero, o que as configurariam como candidatas "laranjas".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA