CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Justiça Eleitoral cassa mandato de deputado por abuso de poder religioso; entenda

Parlamentar cassado já propôs projetos polêmicos, entre eles o Dia do Orgulho Heterossexual. Ele pode recorrer da decisão ao TSE

O Liberal
fonte

O deputado estadual do Rio de Janeiro, Fábio Francisco da Silva (União Brasil), teve o mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE/RJ) nesta quinta-feira (1º), por abuso de poder religioso com repercussão econômica nas eleições de 2022. A decisão também o tornou inelegível até as eleições de 2030. Ele pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

VEJA MAIS

image Congresso dos EUA cassa mandato de George Santos; saiba do que o filho de brasileiros é acusado
Deputado responde a 23 acusações na Justiça dos Estados Unidos e se tornou assim o sexto deputado na história do país a ser expulso da Câmara

[[(standard.Article) TSE cassa mandatos de dois vereadores do PDT em Baião por fraude na cota de gênero]]

No entendimento do TRE, na condição de apresentador, diretor e sócio da Rádio Melodia, uma emissora evangélica, Fábio promoveu a própria candidatura, através da divulgação de festivais de música em igrejas, com cantores famosos do meio. Para o desembargador Henrique Carlos Figueira, relator do processo, os eventos eram semelhantes a “showmícios”.

“Com o desvirtuamento de santuário e apropriação como espaço privado de autoridade e influência eleitoral […] ficou tipificado o abuso de poder, tendo em vista a elevada repercussão dos fatos, a alta expressividade econômica dos eventos e o prejuízo da igualdade e oportunidade dos candidatos e da normalidade e legitimidade do certame eleitoral”, disse. 

image Câmara Municipal de SP cassa vereador por crime de racismo
Vazou áudio de Camilo Cristófaro (Avante) dizendo 'é coisa de preto, né?'

image Câmara Municipal de SP cassa vereador por crime de racismo
Vazou áudio de Camilo Cristófaro (Avante) dizendo 'é coisa de preto, né?'

A Corte eleitoral entendeu, ainda, que o parlamentar divulgou notícias falsas envolvendo um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro para proibir “a pregação do evangelho” e que ele causou desequilíbrio na disputa eleitoral.

Evangélico, Fábio Francisco da Silva, que está em seu sexto mandato, já se envolveu em assuntos polêmicos durante sua atuação política e chegou a propor o Dia do Orgulho Heterossexual em 2024. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA