CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Julgamento sobre correção do FGTS é suspenso após pedido do ministro Nunes Marques

Ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou mais tempo para análise do tema

O Liberal
fonte

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou mais tempo para análise no julgamento sobre a aplicação da TR (Taxa Referencial) na correção do saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e, desta forma, provocou a suspensão da sessão sobre o FGTS. 

VEJA MAIS

image Julgamento sobre a correção do FGTS é retomado pelo STF nesta quinta; vídeo
Discussão sobre a correção monetária do Fundo de Garantia já tem dois votos a favor

image Correção do FGTS, em julgamento no STF, divide opiniões no Pará
Representantes de classe veem vitória, mas criticam que a correção não seja feita com pagamento de retroativo, por exemplo

Marques tem até 90 dias para devolver a ação à pauta, mas espera fazê-lo em uma ou duas semanas. Na semana anterior, o ministro Roberto Barroso votou a favor de que a remuneração anual mínima dos depósitos do FGTS deve corresponder ao rendimento da caderneta de poupança e determinou que os efeitos da decisão comecem a valer a partir do julgamento. 

“Os depósitos do FGTS fazem jus à remuneração anual mínima pelo menos igual ao rendimento da caderneta de poupança. Por remuneração mínima deve-se entender a taxa de rendimento, os juros aplicáveis mais os núcleos distribuídos, ou seja, o conjunto da remuneração não pode ser inferior à poupança”, disse Barroso.

image André Mendonça segue Barroso contra FGTS abaixo da poupança, mas sem retroagir
Barroso acolheu parcialmente o pedido do Solidariedade, mas ministro afirma que não há inconstitucionalidade no uso da TR

image Dinheiro a mais no FGTS: Supremo vai julgar hoje decisão que pode aumentar os valores na sua conta
Saiba como solicitar a revisão do Fundo de Garantia e se é possível pedir valores mesmo após tendo feito saques

Isso permitiria que a União deixasse de corrigir eventuais perdas anteriores ao trabalhador, quando a inflação foi maior que o índice inflacionário adotado. Barroso propôs que essas perdas sejam discutidas pelo Legislativo. 

“Se nós assentamos –e ninguém discorda disso– que o fundo de garantia pertence ao trabalhador, a cada um individualmente, porque a conta é individualizada, o que a União faz editando a Legislação e a Caixa como gestora é gerir recursos de terceiros. E, portanto, quem está gerindo recursos de terceiros tem deveres mínimos, eu penso, de razoabilidade, inclusive decorrente da moralidade administrativa, para que não haja locupletamento indevido“, declarou o ministro.

image Trabalhadores poderão se beneficiar de decisão do STF acerca da correção dos valores do FGTS
Julgamento está marcado para quinta-feira, 20, e a tendência é de que seja corrigida a defasagem dos depósitos ao longo dos últimos anos

image Saque-Aniversário: nascidos em abril já podem retirar o dinheiro
Ao optar pela modalidade, trabalhadores recebem anualmente uma parcela do saldo em conta do FGTS

Até agora, apenas o Ministro André Mendonça votou, concordando com o relator. O partido Solidariedade, que apresentou a ação em 2014, defende a adoção de outro índice inflacionário, como o INPC. O STJ decidiu em 2018 manter a TR como índice de correção do FGTS, mas o próprio STF já considerou a taxa inconstitucional na correção monetária de depósitos trabalhistas e dívidas judiciais. 

O Congresso Nacional e o Planalto defendem a constitucionalidade da legislação vigente, argumentando que não há direito constitucional à correção monetária e que o Judiciário não pode substituir índices de remuneração de fundos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA