CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Juíza que substituiu Moro na Lava Jato e outros 3 magistrados são afastados das funções pelo CNJ

Gabriela Hardt é investigada por irregularidades enquanto esteve à frente da 13ª Vara Federal de Curitiba-PR, durante a Operação Lava Jato

O Liberal
fonte

A juíza Gabriela Hardt, ex-titular da 13ª Vara de Curitiba, que substituiu o ex-juiz Sérgio Moro na operação Lava Jato, foi afastada das funções pelo corregedor nacional de Justiça, Luís Felipe Salomão. Outros três magistrados que atuam no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) também foram afastados. Eles são investigados por, supostamente, burlar a ordem processual, violar o código da magistratura, prevaricar e até burlar decisões do Supremo.

Hardt homologou o trato que viabilizou a criação da fundação privada que seria abastecida com recursos da Lava Jato. Integrantes da força-tarefa estavam entre os gestores da fundação, que era abastecida com valores bilionários dos acordos feitos pela Petrobras e por empreiteiras como a Odebrecht.

Conforme apuração da jornalista Daniela Lima, da GloboNews, pela decisão, o corregedor Luís Felipe Salomão sugere que a magistrada garantiu a criação da fundação da Lava Jato com base "em informações incompletas e informais, fornecidas até mesmo fora dos autos" pelos procuradores de Curitiba.

VEJA MAIS

image Sucessora de Moro na Lava Jato, Gabriela Hardt se candidata à remoção e pode deixar operação
Juíza ainda pode desistir da inscrição, que segue em aberto até segunda-feira (29)

image Juíza que condenou Lula assume o posto de titular da Operação Lava-Jato
Ela será responsável pelos processos da 13ª Vara Federal de Curitiba

Para o magistrado, a operação se assemelha a um esquema de "cash back".

Ele avaliou ainda que, em certo momento, a operação Lava Jato  "descambou para a ilegalidade" e considera "inconcebível que a investigada (Gabriela Hardt) possa prosseguir atuando, quando paira sobre ela a suspeita de que o seu atuar não seja o lídimo e imparcial agir a que se espera".

Os desembargadores Thompson Flores e Loraci Flores de Lima e o atual juiz titular da 13ª Vara Danilo Pereira Júnior foram afastados por desobediência a decisões do STF, após pedido feito pelo ministro do STF Dias Toffoli, autor de ordens que teriam sido desacatadas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA