CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sucessora de Moro na Lava Jato, Gabriela Hardt se candidata à remoção e pode deixar operação

Juíza ainda pode desistir da inscrição, que segue em aberto até segunda-feira (29)

O Liberal
fonte

Substituta da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde o então juiz Sergio Moro ocupava o cargo, a juíza Gabriela Hardt se candidatou à remoção na operação Lava Jato, segundo o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

A 13ª Vara Federal é onde estão os processos da operação, e ela assumiu oficialmente desde 20 de maio, quando o juiz titular Eduardo Appio entrou de férias - depois afastado provisoriamente da operação. Hardt é quem o substitui.

VEJA MAIS:

image PF chegou a pedir prisão de Lulinha, mas Gabriela Hardt negou
A magistrada negou o pedido da PF, levando em consideração o tempo decorrido desde a representação

image Juiz da Lava Jato é afastado da função por suspeita de ameaça contra filho de desembargador
Decisão contra Eduardo Appi foi tomada pelo Conselho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4)

A juíza é paranaense, tem 47 anos e é formada em direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde o ex-juiz Sérgio Moro dava aulas. Ela prestou concurso para a Justiça Federal em 2007 e foi nomeada juíza dois anos depois para uma vaga em Paranaguá, no litoral do Estado.

Em 2014, foi nomeada juíza substituta na 13ª Vara Federal e assumia os trabalhos quando o juiz Sergio Moro saía de férias inclusive na operação Lava Jato. Ela assumiu, em 2018, o cargo à frente da 13ª Vara Federal de forma provisória quando Moro deixou a magistratura para virar ministro do governo Bolsonaro.

Em 2019, a defesa de Lula citou a repetição da palavra "apartamento" como um indício de que Gabriela teria plagiado texto de Sergio Moro no processo do sítio de Atibaia, como publicado pelo O Globo. Ela negou o plágio, e alegou ser comum que os juízes federais aproveitem sentenças de colegas para não ter de começar a redigir uma decisão do zero.

Remoção

O TRF-4 diz que ainda não é possível afirmar se a magistrada vai conseguir se remover da 13ª Vara, porque o processo segue em aberto até a segunda-feira (29), permitindo que ela desista da inscrição feita.

Após o encerramento dos prazos legais, o pedido de remoção será levado para o Conselho de Administração. "Somente após julgado o feito pelo colegiado é que restará sacramentada, então, eventual remoção", diz a nota. O tribunal não informou onde a juíza deseja trabalhar caso seja removida.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA