CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Joênia Wapichana é confirmada como a nova presidente da Funai

A deputada federal será a primeira mulher indígena a ocupar o cargo

O Liberal
fonte

Pela primeira vez ha história do órgão, uma mulher indígena vai ocupar a presidência daFundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). Edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (1º) traz a nomeação da deputada federal Joênia Wapichana (Rede-RR) para o cargo, oficializando o convite feito - e aceito - pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em dezembro do ano passado. 

VEJA MAIS

image 'Desenvolvimento é conciliável com os direitos dos povos indígenas', diz presidenta da Funai
Joênia Wapichana é a primeira indígena a presidir a Fundação Nacional do Índio em 55 anos de história da entidade

image Cotadas para assumir ministérios, Marina e Joênia embarcam juntas para COP 27
Os nomes das duas vêm sendo cotados para assumir postos no alto escalão do futuro governo de Lula

A Funai, que passou a ser subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública na gestão de Jair Bolsonaro, agora integra a estrutura do Ministério dos Povos Indígenas, criado na gestão atual e comandado por Sônia Guajajara (PSol-SP).

A nova presidente já assume com o desafio de gerenciar a crise de saúde dos Yanomami, que sofrem com desnutrição e malária. No início desta semana, o presidente Lula determinou o bloqueio do tráfego aéreo e fluvial de garimpo ilegal da terra indígena, em Roraima. O drama dos índios Yanomami também levou o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), a determinar a investigação da possível prática dos crimes de genocídio de indígenas e de desobediência de decisões judiciais por parte de autoridades do governo Jair Bolsonaro.

O ministro do STF determinou ainda que o atual governo garanta a retirada de garimpos ilegais em sete terras indígenas, além de ter fixado um prazo de 30 dias para que seja apresentado um diagnóstico dessas comunidades, com o respectivo planejamento e cronograma de execução de medidas.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA