Impeachment Lula: pedido de saída do presidente provoca confronto entre Gleisi e Zambelli

Presidente comparou a ação israelense contra o Hamas na Faixa de Gaza ao genocídio de judeus durante o regime nazista

O Liberal
fonte

A comparação feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva entre a ação israelense contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza e o genocídio de judeus durante o regime nazista de Adolf Hitler desencadeou uma discussão acalorada nas redes sociais, envolvendo a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann (PT-PR). No Twitter, Gleisi chamou Zambelli de "pistoleira" e a acusou de propagar fake news, enquanto Zambelli retaliou afirmando que preferia ser "pistoleira de fato do que amante (de fato?) na lista da Odebrecht".

O embate surgiu após Zambelli anunciar um requerimento de impeachment contra o presidente, citando as declarações de Lula durante um encontro na Etiópia, onde ele condenou a atuação de Israel como "genocídio". Gleisi defendeu Lula, classificando o pedido de impeachment como uma piada. Zambelli, por sua vez, afirmou já ter o apoio de 89 bolsonaristas e se mostrou satisfeita pelo incômodo causado pelo seu pedido.

VEJA MAIS

image O que significa persona non grata? Entenda o termo atribuído a Lula pelo governo israelense
Presidente brasileiro não é mais bem-vindo em Israel e perdeu privilégios como representante oficial, até que se desculpe pela comparação entre a morte de palestinos em Gaza com o Holocausto

image Netanyahu a Lula: 'Comparar Holocausto com Gaza ultrapassa linha vermelha’
Governo de Israel informou que quer explicações do embaixador do Brasil em Tel Aviv

O requerimento de impeachment deve ser protocolado na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, conforme anunciado pela assessoria de Zambelli. Até o momento, 113 parlamentares, incluindo de partidos da base o presidente, assinaram o pedido de afastamento. A fala de Lula gerou repercussões diplomáticas negativas, levando à sua consideração como "persona non grata" em Israel.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA