Helder Barbalho é empossado como presidente do Consórcio Amazônia Legal; vídeo

Governador coordenará o colegiado durante este ano, substituindo o governador do Amapá, Waldez Góes

O Liberal

O governador Helder Barbalho (MDB) foi empossado, nesta quarta-feira (4), como presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal (CAL). A cerimônia ocorreu na sede do próprio Consórcio, em Brasília (DF), e contou com a presença do ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além de governadores e convidados.

VEJA MAIS:

image Discussão ambiental estará no centro das ações do Consórcio Amazônia Legal em 2023, diz Helder
Pensar em soluções para as pessoas que moram na região e buscar um modelo de desenvolvimento regional para a Amazônia também são prioridades

image Governador do Amapá, paraense Waldez Góes será ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional
Indicado por Davi Alcolumbre, Waldez tem extensa trajetória política no Amapá, onde conquistou quatro mandatos de governador

image Gestão será pautada pela eficiência, diz ministro da Integração e Desenvolvimento Regional
Waldez Góes assumiu a Pasta nesta terça-feira

Barbalho foi eleito por unanimidade para a função, no dia 19 de dezembro, e coordenará o colegiado durante este ano, substituindo o governador do Amapá, Góes, que estava na função. O CAL é formado pelos nove Estados amazônicos: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Eles ocupam 59% do território brasileiro, com uma população de mais de 29,3 milhões de pessoas.

Helder Barbalho ficará à frente do colegiado durante o ano de 2023, em substituição ao ex-governador do Amapá, Waldez Góes (PDT). “Objetivo é alavancar cada vez mais a nossa região para o protagonismo na compatibilidade e conciliação do desenvolvimento sustentável com o social”, ressaltou Helder.

O novo presidente disse que, “tudo isso, para que possamos fortalecer a biodiversidade e todas as oportunidades advindas da floresta em pé, com a sua oportunidade de bioeconomia, transformando floresta em commodity e, consequentemente, em um novo ativo econômico de geração de emprego e renda”.

A missão do CAL é acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais. O objetivo do Consórcio é ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA