CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Helder afirma que orçamento federal não tem recursos para prevenção de desastres em 2023

Governador reeleito do Pará, que faz parte da equipe de transição, defende o fortalecimento da Defesa Civil em Estados e municípios

O Liberal
fonte

O governador paraense, Helder Barbalho (MDB), em entrevista à CNN Brasil, nesta quarta-feira (30), disse que não há recursos previstos para o Orçamento Federal para 2023 entregue pelo atual governo suficientes para a prevenção de desastres naturais. As informações são da CNN.

VEJA MAIS

image Deslizamento no Paraná tem ao menos 30 desaparecidos, estimam bombeiros
Duas mortes já foram confirmadas e seis pessoas foram resgatadas com vida

image Cratera em rodovia ‘engole’ 3 carros em Sergipe; uma morte foi confirmada
Tragédia ocorreu após as fortes chuvas que atingiram a região

“E aí vem o destaque do desmonte da realidade orçamentária e financeira prevista para 2023. Por exemplo, recursos para prevenção de desastres da Defesa Civil: não há qualquer recurso disponível no Orçamento de 2023″, destacou o governador Helder Barbalho.

O chefe do executivo do Pará completou: “O grande desafio que se vê é de que é necessário recuperar, reconstruir o Orçamento Público Federal de 2023 para que o governo que chega tenha capacidade de fazer frente. Sejam as ações emergenciais imediatas, como é o caso da Defesa Civil, sejam para estratégias econômicas inclusivas fundamentais”.

Desastres causam mortes no Sul e no Nordeste

A declaração acontece em um momento quando houve deslizamentos no Paraná e em Sergipe após fortes chuvas. No estado do Sul, na BR-376, pode ter havido até 30 mortes, pois, apesar de encontrados dois corpos até a tarde desta quarta-feira, há ao menos 30 desaparecidos. No Nordeste, uma cratera se abriu em uma rodovia e uma pessoa morreu.

“Dialogamos nos grupos de trabalho da transição com todos os comandos de bombeiros do Brasil. Pedimos que pudessem nos ofertar sugestões, para que possamos estruturar uma rede de Defesa Civil que seja ágil, que atue por um lado em prevenção, mas que também possa atuar em resposta e com uma estratégia: a criação da Força Nacional de Defesa Civil, que esteja em cada Estado, mas em pronto atendimento para reforço a outras unidades federativas”, disse Helder.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA