Governadora do Pará em exercício nomeia dois novos secretários de estado; veja quem são

Nomeações foram publicadas no Diário Oficial do Estado do Pará desta quinta-feira

O Liberal
fonte

A governadora em exercício do Pará, Hana Ghassan Tuma, nomeou dois novos titulares de secretarias criadas recentemente no estado. Foi publicado na edição desta quinta-feira (13), do Diário Oficial do Estado, os decretos com as nomeações de Jarbas Vasconcelos do Carmo e Wagne Costa Machado como secretários da pasta de Igualdade Racial e Direitos Humanos e da pasta das Cidades e Integração Regional, respectivamente.

Os nomes não são uma surpresa, já que haviam sido anunciados pelo governador Helder Barbalho (MDB) no início deste ano, quando a criação das secretarias foi divulgada. No dia 28 de março, a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou os projetos de Lei que criando as duas novas pastas e ainda a secretaria de Estado dos Povos Indígenas do Pará (SEPI), comandada pela líder indígena Puyr Tembé, que tomou posse do cargo nesta quarta-feira (12)

Na edição do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira também constam as nomeações de Edilza Fontes, para exercer o cargo de secretária adjunta da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos, de Abraão Benassuly Neto, como secretário adjunto na Secretaria das Cidades e Integração Regional, e de Ubirajara Nazareno Sompré como adjunto na pasta dos Povos Indígenas.

VEJA MAIS

image Governo do Pará cria duas secretarias para consolidar ações nas políticas públicas
Governador sanciona criação das Secretarias para Povos Indígenas e da Integração Regional

image Alepa aprova criação das secretarias dos Povos Indígenas, da Igualdade Racial e das Cidades
Projetos enviados pelo Executivo foram aprovados pela maioria dos deputados

image Prefeitura de Belém anuncia mudanças em secretarias municipais
Miguel Gustavo Carvalho Brasil Cunha assumirá a Procuradoria Geral do Município e Christiane Ferreira da Silva é nomeada como nova titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Conforme o texto do projeto enviado pelo Executivo à Alepa, a Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos buscará desenvolver projetos voltados à promoção e proteção do idoso, da juventude, dos direitos das etnias, das pessoas com deficiência, da população LGBTQIA+ e à prevenção e erradicação da tortura e do trabalho escravo, no Estado. Titular do órgão, Jarbas Vasconcelos é advogado e ex-secretário de Administração Penitenciária do estado. 

Já a Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional, sob o comando de Wagne Machado (MDB), terá como missão propor, formular e implementar a política de organização urbana e regional, assim como planejar, articular, coordenar. monitorar e avaliar ações que contribuam para a integração socioeconômica, cultural e físicoespacial do território paraense, com vistas ao desenvolvimento regional e redução das desigualdades entre as diversas regiões do Estado. Ex-prefeito de Piçarra, Wagne concorreu a um mandato de deputado federal no ano passado, mas não foi eleito. 

Governadora em exercício

Na última segunda-feira (10), o governador Helder Barbalho assinou o termo de transmissão de cargo, passando a chefia do Executivo Estadual à vice-governadora Hana Ghassan Tuma, no período de seu afastamento para cumprir agenda oficial no exterior. Helder integra a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na China. Conforme o documento publicado em edição extra do Diário Oficial, na segunda-feira, ele ficará afastado do cargo até esta sexta-feira (14). 

VEJA MAIS

image Helder Barbalho anuncia conjunto de medidas para aumentar segurança nas escolas; vídeo
Além da criação do programa 'Escola Segura, a iniciativa prevê reforço de psicólogos e assistentes sociais para as unidades regionais e monitoramento nos estabelecimentos de ensino estaduais

image Helder visita fábrica de carros e ônibus elétricos na China: ‘fundamental para a nossa realidade’
Governador esteve na fábrica da BYD Company, empresa que produz carros, caminhões e ônibus elétricos

image Energia limpa: Helder Barbalho desembarca na China e visita fábrica de veículos elétricos
Governador citou a indicação de Belém para sediar a COP 30 e diz que objetivo da visita é buscar alternativas de veículos de energia limpa para o Estado

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA