CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Ex-ministro Aldo Rebelo diz que Ibama usa falsa pesquisa para vetar exploração de petróleo

Rebelo falou sobre o assunto em entrevista programa Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes e no BandNews TV

O Liberal
fonte

Em entrevista ao programa Jornal Gente, na Rádio Bandeirantes e no BandNews TV, nesta segunda-feira (22), o ex-ministro da Defesa e ex-presidente da Câmara dos Deputados Aldo Rebelo afirmou que o Ibama se baseou numa falsa pesquisa para impedir a perfuração de um poço exploratório de petróleo em alto-mar no Amapá, na foz do Amazonas. Na semana passada, o Instituto negou licença ambiental à Petrobras para um teste pré-operacional na região, necessário para os planos de exploração de petróleo na chamada Margem Equatorial (região em alto-mar que se estende da Guiana ao Estado do Rio Grande do Norte). 

"O Ibama assumiu ou assimilou um parecer do Ministério Público baseado numa falsificação de pesquisas que foi oferecida pelo Greepeace, que falsificou pesquisas da Universidade Federal do Pará", declarou Rebelo. 

VEJA MAIS

image Margem Equatorial: Lula defende exploração de petróleo na foz do Amazonas: 'é em alto mar'
Apesar de, a princípio, não ver efeito negativo no projeto, o presidente afirmou que só decidirá sobre o assunto quando retornar ao Brasil: "Se tiver problema, certamente não será explorado, mas eu acho difícil"

image Petrobras mantém navio-sonda para perfuração por pelo mais 10 dias na foz do Amazonas
Empresa afirma que exercerá seu direito de apresentar Pedido de Reconsideração perante a Presidência do IBAMA, que indeferiu o processo de licenciamento ambiental

image Ministério envia ofício à Petrobras solicitando que mantenha sonda de operação na Foz do Amazonas
O pedido do MME foi confirmado pela Petrobras em nota divulgada nesta sexta-feira (19)

image Margem equatorial: políticos comentam proibição de estudos para exploração de petróleo na Amazônia
O Ibama não concedeu licença à Petrobras; petroleira diz que vai fazer nova solicitação em breve

Rebelo lembrou que a área onde os testes seriam feitos fica a cerca de 170 quilômetros da costa do Amapá e a 500 quilômetros da foz do Rio Amazonas. Para ele, a decisão do Ibama foi política e prejudicou o País. "Uma parte dos recursos da exploração do petróleo vai para um fundo social que se destina à proteção do meio ambiente, da defesa da educação e da saúde. Uma parte desses recursos é pra beneficiar todo o país", declarou. 

O ex-ministro avalia que o que está por trás são interesses internacionais representados no Ministério do Meio Ambiente, que apoia a proibição e que tenta estabelecer a lógica de “santuário ecológico” de uma reunião onde vivem 25 milhões de brasileiros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA