Em Belém, deputados apreciam projeto que garante incentivo financeiro a jovens; entenda

Proposta vai à votação nesta terça-feira (9), na Alepa. Devem ser votados pelo menos cinco PLs referentes às áreas de saúde, patrimônio cultural e imaterial, e de auxílio financeiro

O Liberal
fonte

Os deputados estaduais devem votar, na manhã desta terça-feira (9), pelo menos cinco projetos de lei (PLs) nas áreas de saúde, patrimônio cultural e imaterial e de auxílio financeiro, esse último refere-se à criação do Fundo Estadual para a Juventude do Pará (Fejup), conforme o projeto de indicação de nº 8/2022, do deputado Dirceu Ten Caten (PT/Pará).

A proposição do Fundo Estadual para a Juventude tem relatoria do deputado Ozório Juvenil (MDB/Pará), e parecer favorável da Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).

O projeto de Ten Caten defende a implementação do Fundo para auxílio financeiro das juventudes no Pará. O objetivo é o atendimento direto aos jovens, a partir da utilização dos recursos do Fundo conforme o plano de aplicação elaborado e aprovado pelo Conselho Estadual de Juventude (Cejuve).

VEJA MAIS

image Alepa aprova Projeto de Lei que reajusta o salário de professores
Com a aprovação do Projeto de Lei, o Pará é o Estado que paga o maior salário médio do país

image Alepa aprova PL sobre valorização das mulheres e combate ao machismo na rede pública de ensino
Projeto tem como um dos objetivos prevenir e combater a reprodução do machismo nas escolas da rede pública estadual de ensino

image Deputados aprovam proposta para combate ao machismo nas escolas do Pará; entenda o projeto
O PL n.º 56/2023, que prevê ações que coíbam essa prática, foi aprovado na manhã desta terça-feira (19) na Alepa

Caso aprovado, o Fejup contará com recursos procedentes de várias fontes, a exemplo das dotações consignadas no orçamento e os créditos adicionais que lhe sejam destinados; doações, auxílios, subvenções e outras contribuições de pessoas, físicas ou jurídicas, bem como de entidades e organizações, públicas ou privadas.

De acordo com a proposta legislativa, o objetivo do Fundo, que será vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), é funcionar como um instrumento econômico para a juventude.

Entre outros PLs em votação na sessão desta terça estão o Projeto de Lei nº 286/2022, do deputado Galileu Moraes (Republicanos), mais conhecido como Dr. Galileu, sobre a obrigatoriedade das maternidades, afixarem nas áreas comuns e de circulação de gestantes e puérperas, cartazes ou placas para a publicação dos canais oficiais de denúncias sobre violência obstétrica.

Também, estará em apreciação o Projeto de Lei nº 330/2022, do deputado Miro Sanova, que quer tornar patrimônio cultural imaterial do Pará o "Ponto de Cultura Pássaro Junino", unidades que mantêm a tradição secular dos pássaros juninos enquanto manifestações culturais e funcionam em diversos bairros da capital paraense.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA