CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Eleições 2022: PDT apoia reeleição de Helder, mas ainda definirá apoio às candidaturas ao Senado 

Convenção da legenda foi nesta terça-feira (2), em Belém

Valéria Nascimento
fonte

Em convenção na Câmara Municipal de Belém, o PDT decidiu não apresentar candidatos próprios ao senado nem ao governo do Estado, contudo, a legenda homologou o apoio à reeleição do governador Helder Barbalho e, até sexta-feira (5), definirá que pré-candidatura defenderá entre os candidatos a senador, Beto Faro (PT), e Manoel Pioneiro (PSDB).

Em primeiro mandato, o vereador Allan Pombo presidiu a convenção partidária, entre 17h e próximo às 20h30, desta terça-feira (2).

VEJA MAIS

image Eleições 2022: convocação de mesários ocorre até esta quarta-feira
Justiça Eleitoral deve contar com 89 mil mesários nas Eleições 2022

image Eleição 2022: o que faz um deputado federal no Brasil?
Veja o que faz um deputado federal, os critérios para ser concorrer ao cargo, como ocorre as eleições para o cargo, mandatos, além do salário desses gestores

O encontro contou com filiados da Região Metropolitana de Belém (RMB), e das regiões oeste, sul e sudeste paraense.

A chapa completa da legenda às Eleições 2022 tem 18 candidatos a deputados federais e 36 estaduais, entre homens e mulheres. Entre as 18 candidaturas para a Câmara Federal, em Brasília, o PDT aposta em Giovanni Queiroz, de 76 anos.

Queiroz é o presidente estadual do PDT e tem forte atuação no setor agropecuário no Pará. Com cinco mandatos de deputado federal pelo estado, ele estava na Gestão Helder Barbalho, até abril deste ano, respondendo pela secretaria estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). O político se desvinculou da gestão estadual para trabalhar na candidatura dele à Câmara, no DF.

image Veja quem são os suplentes dos vereadores de Belém que vão disputar as eleições deste ano
Oito vereadores da Câmara Municipal tentam uma vaga na Alepa e na Câmara Federal. Por isso, o pleito de outubro pode provocar importantes mudanças no legislativo municipal

image Eleições 2022: saiba quem são os deputados da Alepa que vão tentar uma vaga na Câmara Federal
Seis deles vão se candidatar ao cargo de deputado federal

O partido acredita na reeleição dos atuais deputados estaduais Adriano Coelho e Nilse Pinheiro, conhecida politicamente como professora Nilse. Outra esperança de vitória se volta para o atual presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, no sudeste estadual, o vereador Ivanaldo Braz, assim como há grande otimismo com a candidatura do agente estadual de trânsito, do Detran, Thiago Reis, considerado um militante cirista, pela permanente campanha de Thiago, nas redes sociais, ao candidato à presidência da República do PDT, Ciro Gomes.

"Ele trabalha na candidatura do Ciro e a gente aposta muito nisso", informou o vereador Allan Pombo. De acordo com o vereador Allan Pombo, até sexta-feira (5), o PDT decidirá se apoiará as candidaturas de Beto Faro ou Manoel Pioneiro ao senado. Na sexta-feira, o PDT já confirmou presença na convenção partidária da coligação de apoio à reeleição do governador Helder Barbalho, que acontecerá no Ginásio Mangueirinho, na avenida Augusto Montenegro.

image Eleições 2022: Partido da Mulher Brasileira lança Sofia Couto como candidata ao Governo do Pará
A legenda também confirmou o nome de Márcio Sabbá ao Senado Federal

image Eleições 2022: Pros lança professora Shirley Alves como candidata ao governo do Pará
Nome que vai concorrer a vice-governador ainda será definido

image Eleições 2022: PSD realiza convenção e homologa apoio à reeleição de Helder Barbalho
Chefe do Executivo esteve presente no evento

PDT está dividido 

Manoel Pioneiro participou da convenção do PDT, mas Beto Faro não, este foi representado por Josenir Nascimento, suplente dele na chapa própria do PT. O vereador Allan Pombo considera que metade da legenda é favorável à candidatura de Faro; a outra, Pioneiro.

Ele argumentou que não está descartada, inclusive, a liberação dos filiados para que votem em qualquer um dos dois candidatos, em questão. "O PDT pode sim liberar esta votação, a única condição é de que a candidatura faça parte da coligação do Helder Barbalho'', afirmou Allan.

image Eleições 2022: União Brasil anuncia candidatos e apoio ao governador Helder Barbalho
Sigla lança 42 nomes a deputado estadual e 18 a deputado federal

image Eleições 2022 terão maior preparo contra fake news, afirma Ministério Público Eleitoral
O Procurador da República Alan Mansur destaca a importância das redes sociais na prevenção contra informações falsas

image PDT aprova por unanimidade o nome de Ciro Gomes para concorrer à Presidência da República
Pedetista tenta romper com a polarização ente os líderes das pesquisas, Lula e Bolsonaro

Sobre as estratégias para impulsionar a candidatura de Ciro Gomes à presidência da República, o partido entende que a mobilização deve ganhar maior fôlego a partir do início da propaganda eleitoral.

"A gente acredita nos debates, a gente acredita nas propostas. O Ciro é o único que tem um plano para apresentar ao Brasil. É o PND – Projeto Nacional de Desenvolvimento", afirmou Allan.

Ele acrescentou que na medida que as pessoas passarem a conhecer mais as ideias do candidato cirista ao Executivo federal, essa candidatura vai deslanchar. Allan, ainda, disse que, "Ciro é preparado, é mais capacitado e a gente acha que as pessoas vão observar isso e ele terá sim chances de ser a terceira via para o país", concluiu.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA