CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Deputada estadual apresenta projeto que permite à mulher se afastar do trabalho no período menstrual

Sessão desta terça-feira (28) também aprovou a declaração de Cotijuba como Patrimônio Cultural de Natureza Material do Pará

O Liberal
fonte

A deputada estadual Lívia Duarte apresentou no plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), durante uma sessão nesta terça-feira (28), o projeto de lei (PL) que permite à mulher se afastar do trabalho durante o período menstrual, por três dias ao mês.

A proposta altera a Lei n° 5.810, de 24 de janeiro de 1994, que institui o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos da Administração Pública do Estado. O afastamento do trabalho durante a menstruação tem respaldo científico e é defendido por médicos. Eles levam em conta as alterações sofridas pelo corpo feminino durante esse período.

VEJA MAIS

image Espanha aprova lei que garante licença menstrual, flexibiliza aborto e amplia direitos trans
Pílulas do dia seguinte também passam a ser distribuídas gratuitamente nos centros de saúde

image Pobreza menstrual: grupo se reúne para doar kits de higiene para mulheres em Belém
Projeto existe desde 2019 e realiza ações mensais para atender público feminino vulnerável da capital; absorventes, shampoos, desodorantes e preservativos fazem parte dos produtos

image 'Mulheres que Semeiam': projeto ajuda mulheres com distribuição de produtos de higiene pessoal
Grande parcela da população, principalmente de mulheres, não possui acesso a produtos de cuidados básicos

No Brasil, tramita na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF) o PL de nº 1249/22 que garante licença de três dias consecutivos, a cada mês, às mulheres que comprovem sintomas graves associados ao fluxo menstrual. Por essa proposição, a licença ocorrerá sem prejuízo do salário e o texto defende a medida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para a deputada Lívia Duarte, é preciso avançar em políticas públicas. Ela pediu o apoio dos colegas quando a proposta for levada para votação na Alepa.

Cotijuba patrimônio material e imaterial do Pará

Ainda na sessão, os parlamentares aprovaram a proposição do deputado Eliel Faustino, da declaração da Ilha de Cotijuba, em Belém, como Patrimônio Cultural de Natureza Material e Imaterial do Estado.

Os deputados aprovaram também o PL do deputado Fábio Freitas, da realização da Marcha contra as Drogas, sempre em junho de cada ano, como evento do patrimônio cultural de natureza imaterial do Pará.

Entre outros projetos de lei, foi aprovado o PL, de nº 351/2019, do deputado Luth Rebelo, que torna obrigatório a hospitais e maternidades públicas e privadas, a prestação de orientações para primeiros socorros em casos de engasgamento e asfixia de recém-nascido. E, ainda, a proposta de nº 19/2022, do deputado Thiago Araújo, que cria o Dia Estadual da Conscientização sobre a Síndrome de Burnout, distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA