CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Deltan Dallagnol é alvo de reclamação disciplinar

O caso diz respeito às críticas feitas pelo procurador à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli

Agência Estado

O corregedor nacional do Ministério Público, Rinaldo Reis Lima, abriu ontem reclamação disciplinar para apurar a conduta do coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol. O caso diz respeito às críticas feitas pelo procurador à decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, que suspendeu, anteontem, uma operação de busca e apreensão no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP). Ao todo, Dallagnol já é alvo de 19 procedimentos no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Em sua conta pessoal no Twitter, Dallagnol disse que a decisão de Toffoli foi "muito equivocada" e a considerou uma "solução casuísta que está equivocada juridicamente". "Se a moda pega, o mesmo argumento de Toffoli poderia ser utilizado contra buscas e apreensões em quaisquer lugares, pelo risco de prejuízo à atividade empresarial, judicial, advocatícia, ministerial etc., dignas de igual proteção, o que inviabilizaria a apuração de crimes", escreveu.

"Com todo o respeito ao STF e seu presidente, trata-se de solução casuísta que está equivocada juridicamente e que, independentemente de sua motivação, a qual não se questiona, tem por efeito dificultar a investigação de poderosos contra quem pesam evidências de crimes", afirmou o coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba.

Toffoli suspendeu a operação nas dependências do Senado, determinada pela Justiça Eleitoral de São Paulo, apontando o risco de as provas colhidas na investigação de Serra (como dados armazenados em computadores) incluírem objetos ligados ao exercício do mandato.

A abertura de uma reclamação disciplinar contra Dallagnol marca mais um revés para a Lava Jato. O procurador afirmou à reportagem que está à disposição para prestar esclarecimentos. Em nota, disse que "entende que fez críticas respeitosas a fim de contribuir para o debate democrático de ideias" e que a "liberdade de expressão crítica é um pilar da própria democracia".

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA