MENU

BUSCA

Coronéis réus por omissão no 8 de janeiro deixam a cadeia

Moraes concedeu liberdade aos militares, mas determinou que usem tornozeleira

O Liberal

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu, na quinta-feira (28), a liberdade aos três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) réus por omissão durante a invasão às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. Eles estavam presos em Brasília.

Os coronéis Fábio Augusto Vieira (ex-comandante-geral da PM), Klepter Rosa (ex-subcomandante) e Marcelo Casimiro foram beneficiados com a decisão. Os três terão que usar tornozeleira eletrônica e estão proibidos de usar redes sociais ou se comunicar entre si.

VEJA MAIS

Em voto inédito, Moraes vota por absolvição de réu envolvido nos atos de 8 de janeiro
O julgamento iniciou nesta sexta-feira (8), em plenário virtual

STF condena mais 15 acusados pelo 8 de janeiro
A maioria dos magistrados optou por condenar os acusados a penas que variam entre 14 e 17 anos de prisão

Ministro Alexandre de Moraes vota pela condenação de mais 15 réus pelos atos de 8 de janeiro
Até aqui, o Supremo já condenou 71 pessoas pelos atos antidemocráticos, com penas que variam de três a 17 anos de prisão

Moraes determinou também que os militares estão sujeitos a recolhimento noturno e estão proibidos de deixar o Distrito Federal, assim como devem entregar seus passaportes e se apresentar semanalmente à Justiça.

De acordo com o entendimento do ministro, os coronéis não apresentam mais riscos para a instrução da ação penal porque passaram para a reserva remunerada. O ministro também citou uma “reestruturação total do comando da Polícia Militar no Distrito Federal”. Eles haviam sido presos em agosto de 2023, na Operação Incúria.

Política