Comissão do Senado aprova projeto de auxílio-cuidado para famílias de autistas

Benefício beneficiará famílias monoparentais de baixa renda e inclui medidas de assistência

O Liberal
fonte

O projeto (PL 2.198/2023) que estabelece o auxílio-cuidado no valor de R$ 500 mensais destinado aos responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) severo, foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Proposto pelo senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), o benefício beneficiará famílias monoparentais de baixa renda e inclui medidas de assistência, como a criação de centros de atenção voltados para o acolhimento familiar.

O centro de atenção, conforme o projeto, deve oferecer cuidados necessários para evitar complicações futuras, por meio de uma abordagem integral e interdisciplinar. Além disso, está prevista a criação de um canal público de atendimento para esclarecer dúvidas, compartilhar informações, receber denúncias e sugestões.

VEJA MAIS

image Código Eleitoral: senador propõe fim da reeleição e mandatos de cinco anos
Marcelo Castro vai formalizar as três propostas de emenda constitucional no Senado, e a que obtiver maior consenso será encaminhada para apreciação

image Governo Federal anuncia R$ 2,6 bilhões em contratos do Luz para Todos no Pará
Investimentos vão beneficiar 70 mil unidades consumidoras em todo Estado

Segundo a ONU, uma em cada 160 crianças no mundo é diagnosticada com TEA, totalizando cerca de 2 milhões de autistas no Brasil. Para o autor do projeto, é crucial proporcionar mais dignidade às pessoas com TEA e suas famílias. “Os cuidados com a infância e adolescência, nos termos de nossa Constituição, devem ser compartilhados entre as famílias, a sociedade e o Estado. Entretanto, as famílias vêm arcando muitas vezes sozinhas com essa atribuição, e precisam de auxílio para realizar suas importantes tarefas”, justificou o senador.

Na Comissão de Direitos Humanos, o projeto teve como relator o senador Flávio Arns (PSB-PR), que enfatizou o impacto positivo da medida na vida dos cuidadores familiares. Agora, o projeto segue para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, posteriormente, será encaminhado à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), onde poderá ser decidido de forma terminativa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Política
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM POLÍTICA

MAIS LIDAS EM POLÍTICA